Notícias Novo Dacia Duster vai ser Classe 1 em Portugal (finalmente)

Mercado

Novo Dacia Duster vai ser Classe 1 em Portugal (finalmente)

O prometido é devido. Tal como a marca tinha anunciado há seis meses, o novo Dacia Duster vai ser Classe 1 em Portugal, com a sua comercialização a iniciar-se no verão.

Dacia Duster

Tal como já tinha acontecido com o Renault Kadjar, a marca francesa proprietária da Dacia, voltou a ter de operar alterações técnicas num dos seus modelos especificamente para o mercado nacional. Uma vez mais, por culpa da lei de classificação dos automóveis ligeiros nas autoestradas portuguesas.

A mais recente vítima foi o novo Dacia Duster, que tal como a marca tinha prometido, vai ser Classe 1 nas autoestradas — pelo menos na versão de tração dianteira. Uma classificação que só foi possível graças a modificações técnicas para já não especificadas pela marca franco-romena.

Recordamos que no caso do Renault Kadjar, essas alterações passaram pela adopção de uma suspensão multilink no eixo traseiro — proveniente da versão de tração integral —, suficiente para elevar o peso bruto acima dos 2300 kg, permitindo ser classificado como Classe 1.

Dacia Duster 2018

A apresentação nacional do modelo decorrerá já no próximo mês de junho, pelo que é de esperar que a comercialização do Dacia Duster — que tem sido um sucesso de vendas em todos os mercados — se inicie por essa data. A Razão Automóvel vai lá estar para vos trazer tudo sobre o Duster “nacional”.

O novo Dacia Duster

Apesar de baseado no predecessor, as alterações são profundas. Estruturalmente mais rígido e com design exterior revisto, é no interior onde observamos as maiores diferenças, com um aspeto não só mais agradável, mas também com ergonomia revista e superior qualidade de construção.

No capítulo de motorizações, apesar de ainda não terem sido divulgadas aquelas destinadas ao nosso país, estas transitam da anterior geração. Ou seja, o 1.2 TCe (125 cv) a gasolina e o 1.5 dCi (90 e/ou 110 cv) a gasóleo, deverão continuar a ser os pilares da gama.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi o Renault 21 o Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 21. Vencedor do Carro do Ano 1987 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Renault 21. Vencedor do Carro do Ano 1987 em Portugal