Notícias Kia ProCeed apresentado. O rival coreano do Mercedes-Benz CLA Shooting Brake

Chega em 2019

Kia ProCeed apresentado. O rival coreano do Mercedes-Benz CLA Shooting Brake

A Razão Automóvel assistiu hoje à revelação mundial do Kia ProCeed, em Barcelona, uma elegante shooting brake que pretende oferecer mais do que elegância. Pretende aliar estilo, espaço e dinamismo.

Expectativas elevadas. Foi com muita ambição que Kia apresentou em Barcelona, o novo Kia ProCeed. Uma importante adição à gama Ceed, que desde 2006 já vendeu mais de 1,3 milhões de unidades em todo o mundo. O Kia Ceed é assim, a par do Sportage, um dos best-sellers da marca sul-coreana.

Este modelo, que surge com o propósito assumido não só de reforçar as vendas da marca, como também aumentar o apelo e a percepção dos consumidores pelos produtos da Kia. Com a quebra na procura pelos modelos de três portas, a Kia decidiu optar por uma carroçaria shooting brake, colocando assim um ponto final da carreira do anterior Ceed Coupé.

No seu lugar surge agora este Kia ProCeed, uma shooting brake de linhas arrojadas e elegantes, que neste primeiro contacto estático em Barcelona, deu-nos a sensação de ter conseguido conciliar uma silhueta elegante e desportiva, com uma habitabilidade e capacidade de bagageira dignas de um verdadeiro familiar.

Kia ProCeed. Pensado e produzido na Europa

Tendo herdado o nome do Kia pro_cee’d coupé de 3 portas de 2ª geração, o novo ProCeed foi desenhado, desenvolvido e produzido na Europa. A Kia encarregou departamentos europeus de design e desenvolvimento técnico de todos os processos anteriores à produção. Este modelo foi concebido no centro de design europeu da Kia, em Frankfurt (Alemanha), sob a direção de Gregory Guillaume, Diretor de Design Europeu, e Peter Schreyer, Responsável máximo pelo Design da KIA a nível mundial.

Faz swipe na galeria de imagens:

A produção do Kia ProCeed terá lugar na fábrica de Žilina, na Eslováquia, onde será construído em conjunto com as novas versões dos modelos Ceed e Ceed Sportswagon, já introduzidos no mercado durante o corrente ano.

A produção do ProCeed “shooting brake” começa em novembro, iniciando-se depois as vendas (exclusivamente na Europa) durante o primeiro trimestre de 2019. Como é hábito na Kia, este modelo usufruirá da já conhecida garantia de 7 anos ou 150 000 km.

Kia ProCeed em duas versões

Este modelo vai estar disponível nas versões GT Line e GT (mais desportivo), tendo permitido às equipas de design europeias da Kia criar um automóvel que será o porta-estandarte da família Ceed.

Kia ProCeed

À data do seu lançamento, o novo ProCeed estará disponível com uma escolha de 10 cores para a carroçaria. Os clientes do ProCeed GT Line podem ainda escolher entre jantes de 17 ou 18 polegadas em alumínio, ao passo que o ProCeed GT apresenta jantes de 18 polegadas de série.

Com uma altura ao solo diminuta e uma carroçaria elegante e ágil, a sua atitude e proporções são originais, partilhando apenas o capô e os defletores de ar dianteiros com o Ceed de 5 portas. De perfil, destacam-se as mesmas linhas que já apareciam no Kia Proceed Concept de 2017, com uma linha de tejadilho inclinada, que desce na direção da traseira, fundindo-se com as respetivas partes laterais.

Com os seus 4605 mm de comprimento, o ProCeed é 5 mm mais comprido que o Ceed Sportswagon, para além de apresentar uma projeção dianteira igualmente superior, cifrada nos 885 mm. Os 1422 mm de altura tornam a sua linha de tejadilho 43 mm mais baixa do que a da versão Sportswagon, ao mesmo tempo que a sua distância ao solo é 5 mm menor, situando-se nos 135 mm. Já a distância entre eixos é igual à dos outros modelos Ceed (sendo utilizada a mesma plataforma “K2” para a construção de todos os modelos da família), cifrando-se nos 2650 mm.

Design e organização do espaço interior

No habitáculo do ProCeed, encontramos um interior muito próximo da restante gama, apenas com alguns detalhes que pretendem enaltecer o caráter desportivo do modelo.

O revestimento do tejadilho cinzento do Ceed e da Sportswagon é aqui substituído por tecido preto, para envolver os ocupantes numa área de maior conforto e intimidade. As embaladeiras das portas, por seu turno, apresentam chapas de revestimento metálicas. Este modelo está ainda equipado de série com um volante em D, que nas versões com caixa de velocidades de dupla embraiagem conta com patilhas de comando da transmissão em metal.

Kia ProCeed
O sistema de infotainment com ecrã projetado (“flutuante”) está disponível ou como sistema áudio com ecrã tátil de 7,0 polegadas ou como sistema de navegação com ecrã tátil de 8,0 polegadas, com navegação e Kia Connected Services fornecidos pela TomTom®.

Consoante a especificação, o ProCeed também está disponível com uma gama de bancos dianteiros, todos com o logótipo “GT” da Kia bordado.

As versões ProCeed GT apresentam o novo banco desportivo da Kia, com almofadas mais amplas e firmes nas zonas laterais e das coxas comparativamente ao cee’d GT original. Estofados a pele e camurça pretas, os bancos do GT beneficiam de um acabamento com pespontos vermelhos, onde não podia faltar o logótipo GT.

Nas versões GT Line do ProCeed, os bancos dianteiros de série usufruem também eles de almofadas laterais mais amplas do que aquelas que encontramos no Ceed e na Sportswagon convencionais, revestidas a tecido preto ou pele sintética cinzenta clara. Os clientes que optarem pela GT Line poderão também encomendar os bancos GT opcionais, com o mesmo apoio lateral e na zona das coxas que existem para a versão GT, mas revestidos a pele preta ou camurça com pespontos cinzentos.

Com uma capacidade de 594 litros (VDA), a bagageira do ProCeed é 50% mais espaçosa do que a do Ceed hatchback de cinco portas. Embora a bagageira da Ceed Sportswagon seja ligeiramente maior (com um total de 625 litros), a do ProCeed oferece uma versatilidade idêntica — podem contar com bancos traseiros rebatíveis a 40:20:40.

Afinação específica e motorizações

O ProCeed foi concebido e desenvolvido tendo em consideração o gosto e as preferências dos clientes europeus. Por conseguinte, todas as versões do Kia ProCeed estão equipadas de série com suspensão totalmente independente, contrariando a tendência de outros automóveis familiares do segmento C, que recorrem a esta solução apenas nas versões mais potentes.

Ajudas à condução
Em termos de ajudas à condução, o Kia ProCeed poderá vir equipado com cruise-control inteligente, Aviso de Colisão a Partir do Ângulo Morto, Alerta de Perigo de Colisão à Retaguarda, Sistema Inteligente de Auxílio ao Estacionamento, e função de reconhecimento de peões para o sistema de Assistência à Prevenção de Colisões Frontais.

Construído com base no mesmo sistema de suspensão que encontramos no Ceed e na Ceed Sportswagon, o ProCeed oferece uma afinação única quando comparado com a restante gama. O objetivo da Kia foi o de conseguir uma condução mais entusiasmante e interativa do que nas restante gama Ceed.

O ProCeed GT Line está disponível com uma gama de três motorizações. Nas opções a gasolina contam-se o popular 1.0 T-GDi (turbo com injeção direta de gasolina) da Kia, que apresenta 120 cv de potência e 172 Nm de binário. O motor mais potente para a GT Line é o novíssimo “Kappa” 1.4 T-GDi, de 140 cv. Aqui, o turbocompressor assegura a disponibilidade dos seus 242 Nm de binário num amplo intervalo de rotações por minuto (entre as 1500 e as 3200).

Kia ProCeed

Ambos os motores estão equipados com filtro de partículas de gasolina, o que contribui para a redução das emissões de escape e assegura que o ProCeed vai além do exigido pela norma Euro 6d TEMP. Ambos os motores oferecem uma caixa manual de seis velocidades como equipamento de série, encontrando-se também disponível uma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem para o 1.4 T-GDi.

Preço e data de comercialização
O Kia ProCeed chega a Portugal no primeiro trimestre de 2019, com preços que deverão iniciar-se entre os 27 e os 28 mil euros na versão de acesso (1.0 T-GDi GT Line).

Os clientes podem igualmente escolher o novo 1.6 CRDi (injeção direta common rail) diesel. A filosofia subjacente a este motor tem como objetivo o aumento da eficiência de consumo de combustível e das prestações do motor, acompanhado de uma redução das emissões. Com uma potência de 136 cv, esta motorização pode ser combinada com uma caixa manual de 6 velocidades ou com uma caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem, oferecendo então, no primeiro caso, um binário de 280 Nm e, no segundo, de 320 Nm. Disponível para o Ceed e para o ProCeed, trata-se do primeiro motor diesel “Smartstream” da Kia, e assume-se como o mais limpo dos motores deste tipo alguma vez fabricados pelo Grupo Hyundai/Kia.

Kia ProCeed

No topo da gama temos o ProCeed GT, propulsionado por um motor 1.6 T-GDi, idêntico ao do novo Ceed GT. Com 204 cv de potência e 265 Nm de binário, trata-se da motorização mais poderosa do leque disponibilizado para este modelo.