Notícias Top 20 das marcas automóveis mais mencionadas no Instagram

Instagram

Top 20 das marcas automóveis mais mencionadas no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares, e as marcas automóveis não quiseram ficar de fora. Fica aqui o Top 20 das marcas mais mencionadas.

BMW M5

Com mais de 800 milhões de utilizadores, podemos dizer que o Instagram está entre as redes sociais mais populares no planeta. Como seria de esperar, nem o mundo automóvel escapa — e sim, a Razão Automóvel também está lá, já és nosso seguidor? —, e é hoje uma plataforma bastante ativa na interação das marcas com o seu público.

No entanto, como sabemos, não é necessariamente obrigatório as marcas serem ativas na sua promoção. Os utilizadores acabam-no por fazer, mencionando-as em hashtags. Mas qual é a marca mais mencionada no Instagram?

Foi o que a OSV, empresa britânica especializada em soluções de financiamento e leasing automóvel, tratou de descobrir, elaborando um Top 20 das marcas automóveis mais mencionadas no Instagram.

Existem várias surpresas neste Top 20 (números atualizados até 26 de abril de 2018) — nem todas são marcas de luxo ou de superdesportivos. Como bónus, além das marcas automóveis mais mencionadas, fica o modelo, ou melhor, a hashtag (#) mais mencionada de cada uma delas.

VÊ TAMBÉM: 11 carros de estrada com motores de carros de competição

20. Mitsubishi — (n.º de hashtags) 3 408 454

Mitsubishi Evolution

No número 20 desta tabela temos a japonesa Mitsubishi. Poderá estar longe dos seus tempos de glória dos Evolution nos ralis ou dos Pajero no Dakar, mas são tempos que continuam bem presentes nos fãs da marca. Basta referir que #mitsubishievo é a hashtag mais popular da marca.

19. McLaren — 3 489 510

McLaren 650s

O primeiro construtor de superdesportivos na lista. A McLaren, ainda bastante recente na produção de automóveis de estrada, tem crescido em popularidade ao longo dos anos. O McLaren 650S — #mclaren650s — é o mais mencionado.

18. MG — 3 544 856

MG TA

E aqui está uma surpresa. A MG, hoje em dia, uma marca essencialmente chinesa — propriedade da Nanjing Automobile Group —, aparece na 18ª posição das mais mencionadas no Instagram. Tal deve-se não aos MG atuais, mas à longa e rica história do símbolo octogonal. #mgta refere-se ao MG TA, sendo o mais mencionado.

RELACIONADO: Lexus LFA Art Car é obra de um artista português

17. Lexus — 3 795 221

Lexus RC F

A divisão premium do grupo Toyota merecia estar mais acima nesta tabela. Apesar de relativamente recente, já teve um LFA, e agora tem um espampanante LC, e ainda as versões de alta performance F no seu portefólio. E são mesmo os modelos F os mais mencionados, através da #lexusfsport.

16. Bentley — 3 986 478

Bentley Continental GT 2018 Portugal 14

Como uma marca que vende mais sonhos do que automóveis, a roçar as quatro milhões de menções, encontramos a britânica Bentley. O modelo mais mencionado? O Bentley Continental GT, #bentleycontinental.

15. Mazda — 4 096 643

Mazda 3

Mais uma surpresa, mas talvez não muito. Com um rico historial de modelos, onde se inclui gerações de modelos RX, equipados com o motor Wankel, ou o incontornável MX-5, a Mazda apresenta-se aqui com excelente performance. Surpresa é mesmo a hashtag do fabricante mais mencionada: #mazda3.

RELACIONADO: Agora é oficial. Novo Mazda MX-5 2.0 184 cv inicia chegada à Europa em agosto

14. Suzuki — 6 499 392

Talvez a maior surpresa nesta tabela. Apesar das dimensões modestas na Europa e ausência nos EUA, a Suzuki continua a ser um dos maiores fabricantes mundiais individuais, com forte presença no mercado asiático, o que pode ajudar a justificar a sua popularidade. Naturalmente é a hashtag #suzukiswift a mais mencionada.

13. Volkswagen — 7 863 441

Volkswagen Golf GTI Performance

Nome do maior grupo mundial, não é suficiente para a marca homónima estar mais perto do topo do que um 13º lugar nesta lista. O seu modelo de maior sucesso, o Volkswagen Golf é também o mais mencionado — #volkswagengolf.

12. Subaru — 7 917 518

Subaru WRX

Mais uma marca que surpreende, ou talvez não tanto assim, quando nos referimos à história recente da marca, polvilhada de sucessos nos ralis. A hashtag #subaruwrx acho que diz tudo — e veja-se a diferença para a arquirrival no WRC, Mitsubishi.

VÊ TAMBÉM: Subaru WRX STI Type RA. Mais leve, mais potente, mais radical

11. Mini — 8 957 335

Um nome que desperta muitos fãs por todo o planeta, e sem dúvida alimentado pelo Mini original. A hashtag mais mencionada? #minicooper.

10. Jeep — 10 089 207

Jeep Wrangler 2018

Entramos no Top 10 com a Jeep. A marca tem crescido expressivamente nos últimos anos por todo o planeta, além de carregar nos seus ombros todo o peso da história de ter sido o todo o terreno original. Não admira que #jeepwrangler seja a mais mencionada dentro da #jeep.

9. Lamborghini — 10 440 567

Lamborghini Aventador S

Com os seus desenhos radicais, parecendo perfeitos para uma rede social baseada em imagens, seria de esperar uma posição mais elevada por parte da marca do touro. O Aventador, fresco de ter alcançado o recorde do mais rápido no Nürburgring#lamborghiniaventador — é, de momento, o favorito.

RELACIONADO: Taycan. As primeiras especificações oficiais do Porsche 100% elétrico

8. Porsche — 11 406 591

Com um ícone na sua gama como o 911 é, e com um leal e vasto grupo de fãs, a Porsche teria de estar numa posição elevada na tabela. #porsche911 teria de ser a hasghtag mais mencionada.

7. Toyota — 12 599 465

Toyota Tacoma

Um dos maiores fabricantes mundiais, consegue também uma posição de destaque no instagram. Nos últimos anos temos assistido a um maior foco no estilo dos seus modelos, o que poderá dar azo a maiores menções futuras. No entanto, o modelo mais mencionado da Toyota é a… pick-up Tacoma, vendida no mercado norte-americano, #toyotatacoma.

6. Mercedes — 13 097 794

2016 Mercedes-AMG E63 S 4Matic

Foi o maior construtor premium o ano passado, mas o seu apelo nas redes sociais não foi suficiente para ultrapassar as suas arquirrivais germânicas. Apesar do extenso portefólio, parece que o interesse do Instagram pela marca anda mais à volta da AMG: a hashtag mais mencionada foi #mercedesamg.

INSÓLITO: Mercedes-AMG G 65 é demasiado rápido… em marcha-atrás

5. Ferrari — 13 178 895

Ferrari 599 GTO

Entramos no Top 5 com a Ferrari, uma das marcas mais geradoras de paixões no universo automóvel. No entanto, não foi suficiente para elevá-la mais nesta tabela. Curiosamente, o modelo mais mencionado não são históricos como o F40, ou mais recente LaFerrari, mas sim o 599, #ferrari599.

4. Audi — 13 276 453

Audi SQ7

A sólida marca dos quatro anéis fica à beira do pódio, e revela também possuir uma enorme legião de fãs. Apesar de ter modelos como o R8 ou o TT, sem esquecer os desejáveis RS, é mesmo o SUV Q7 — #audiq7 — o mais mencionado na marca.

3. Ford — 16 436 294

Ford Mustang

A Ford no pódio? Acreditem, e com uma diferença expressiva para a Audi. Com modelos como a F150 e o Mustang, certamente garantiria visibilidade à marca no Instagram. E é precisamente o Mustang o mais mencionado na marca #fordmustang.

TESTE: Ford Mustang 2.3 Ecoboost. É preciso ser perfeito?

2. Honda — 21 834 505

Isolada no segundo lugar encontramos a Honda. Com um portefólio extenso, e modelos muito desejáveis como o NSX, S2000 ou os Type R, cabe ao Civic ser o modelo mais mencionado — #hondacivic. O sucesso mundial do modelo poderá ter algo a ver com isso.

RELACIONADO: Obrigado EUA, pela caixa manual no BMW M2

1. BMW — 27 927 683

E chegamos à primeira. Não é uma marca de superdesportivos ou de luxo, mas como construtor premium, a BMW destaca-se claramente — não só da Honda, segundo classificado — como dos seus arquirrivais Audi e Mercedes, ao ser mencionada mais do dobro do que estas. O modelo mais mencionado? O BMW Série 5, com a hashtag #bmw5.

#razaoautomovel