Notícias Lexus LFA Art Car é obra de um artista português

Art Car

Lexus LFA Art Car é obra de um artista português

Para comemorar os 10 anos da sua divisão de performance F, a Lexus apresentou um LFA Art Car, cuja autoria é de um artista português.

Lexus LFA Art Car

Pedro Henriques é um artista português e foi o escolhido para criar este “art car” (carro artístico) para a Lexus. Não é a primeira vez que vemos automóveis a receber a atenção de artistas, e é certo que maior parte das vezes são comissionadas pelas próprias marcas, mas não é comum vermos os “nossos” artistas convidados para tal.

Inédito é, sem dúvida nenhuma, ver um Lexus LFA nestes propósitos. O LFA não foi o primeiro “F” a ser conhecido — essa primazia coube ao Lexus IS F, apresentado em 2007 e comercializado em 2008 —, mas é, claramente, o mais conhecido e significativos dos “F”.

O seu moroso desenvolvimento é já lendário — iniciou-se no ano 2000, mas o LFA só iniciaria a sua comercialização em… 2010 —, mas os resultados foram marcantes, refletidos no seu fenomenal V10 naturalmente aspirado. Foi o primeiro e (até agora) último modelo da marca a que podemos chamar de “superdesportivo” — o LC, apesar das exuberantes linhas é, na sua essência, um GT —, pelo que teria de ser a escolha natural para esta intervenção artística.

RELACIONADO: Lexus LFA Nürburgring. Um dos 50 fabricados vai a leilão

De acordo com a marca, o padrão orgânico criado por Pedro Henriques, expressando a sensação de movimento e evolução constante, funde-se “instantaneamente com as reconhecíveis linhas do mais icónico supercarro da Lexus”. Nas palavras do artista:

A minha inspiração para esta pintura foi a ideia de fluidez presente na vida contemporânea, onde as coisas estão em constante movimento e é difícil parar alguma coisa. As linhas nos desenhos seguem esta sensação de ir a todo o lado sem nunca parar; uma vida progressiva. Eu pretendia atingir uma sensação orgânica usando materiais artesanais e linhas líquidas nos elementos espalhados pelo carro. Ao fazer isto, espero conseguir expressar uma sensação onde o carro se torne uma forma menos definida, em constante mutação no seu movimento.

Pedro Henriques

Aposta na arte e design

Esta iniciativa da marca segue outras relacionadas com arte e design, como por exemplo, as exposições anuais da marca no Semana de Design de Milão, em Itália. Mais recentemente, a Lexus abriu uma galeria pop-up UX Art Space em Lisboa, como uma ação de pré-lançamento do Lexus UX, o novo crossover compacto da marca. Nessa galeria estão em exibição diversas obras de vários artistas, onde se inclui Pedro Henriques.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual o nome do novo Bugatti baseado no Chiron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti Divo. Teasers já fazem crescer água na boca!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Bugatti Divo. Teasers já fazem crescer água na boca!