Notícias Infiniti Prototype 10. Speedster elétrico aponta ao futuro, homenageando o passado

Pebble Beach Concours d'Elegance 2018

Infiniti Prototype 10. Speedster elétrico aponta ao futuro, homenageando o passado

Procurando recuperar “o espírito dos primeiros speedsters”, a Infinity deu a conhecer o Infiniti Prototype 10. Elétrico… e capaz de nos deixar a sonhar!

Apresentado como um mero exercício de estilo, uma “manifestação física da criatividade e ambição quanto ao futuro da Infiniti”, o mais recente protótipo da marca de luxo da Nissan — que infelizmente continuamos sem conseguir ver em Portugal… — embelezou, assim, a “abertura das portas” da Semana Automóvel de Monterey, nos EUA, sobressaindo pelo vanguardismo das linhas.

De resto e a justificar o nosso assumido lamento quanto à decisão da Infiniti de não utilizar o Prototype 10 como ponto de partida para um novo modelo, surge uma frente marcante da qual fazem também parte umas ópticas super-finas, acompanhadas de um “capot” com três vincos e uma secção inferior frontal complexamente esculpida. Quase, quase, a fazer lembrar o nariz de um tubarão…

Com um corpo alongado e de rodas esculpidas, posicionadas próximo das extremidades da carroçaria, além de fortemente marcadas nas laterais, o Prototype 10 destaca-se ainda pelo cockpit aberto, elemento marcante em qualquer speedster, nem sequer contemplando um para-brisas, surgindo no seu lugar um minimalista defletor de ar.

RELACIONADO: Retro-futurista. Conheçam o Prototype 9 da Infiniti
Infinitii Prototype 10 2018

Já na seção traseira, arredondada e com o pára-choques a procurar reproduzir as mesmas linhas da dianteira, uma enorme bossa piramidal destaca-se na superfície e logo atrás da cabeça do condutor.

Cockpit inspirado na competição

Destaque para o facto de ter apenas um lugar, com o espaço onde deveria estar o passageiro, ocupado por uma enorme entrada de ar, destinada a arrefecer o motor elétrico e baterias.

 

Embora não mostrando diretamente imagens, a Infiniti refere ainda que o Prototype 10 apresenta um cockpit despido de superficialidades, ainda que com um volante inspirado na competição e um banco com cintos de segurança de quatro pontos de fixação.

A isto junta-se um pequeno painel de instrumentos e pespontos contrastantes de cor vermelha.

Infiniti Prototype 10 2018

Um generoso motor elétrico a intensificar a performance

Quanto ao sistema de propulsão, a Infiniti apenas diz que o Prototype 10 conta com um “generoso motor elétrico” e pack de baterias, aproveitando para enfatizar a sua nova estratégia em termos de eletrificação. A qual passa por dotar todos os novos modelos Infiniti, a partir de 2021, com “tecnologia de propulsão elétrica destinada a intensificar a performance”.

RELACIONADO: Designer da BMW contratado pela Infiniti

Já no que diz respeito à nova linguagem de design estreada com o Prototype 10, a marca de luxo da Nissan garante que, embora não exista qualquer plano de passagem à produção do concept, a nova linguagem e as soluções estilísticas que encerra, poderão vir a ser aplicadas em modelos futuros.

Infiniti Prototype 10 2018

Até porque, acrescenta, “trata-se do primeiro projeto elaborado sob a liderança do novo diretor-executivo para o Design, Karim Habib, além de antecipar aquela que deverá ser a direção a tomar pelas equipas de design, relativamente aos futuros modelos carros da marca”.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia anunciada pela Audi para o concept Audi PB18 e-tron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi PB 18 e-tron. Superdesportivo elétrico diz não à condução autónoma