Fim de produção

Confirmado. Alfa Romeo Mito desaparece em 2019 sem deixar sucessor

Gostavas de ter um Alfa Romeo MiTo? Então, despacha-te, porque o modelo não vai durar muito! Desaparece em 2019, para dar lugar a um SUV de segmento C.

Pequeno utilitário de cariz de mais desportivo, concebido para competir no hiper-competitivo segmento B, o Alfa Romeo MiTo vive, hoje em dia, em agonia. São já 10 anos de carreira, necessitando de uma atualização profunda, e longe da sua época dourada nos primeiros três anos de comercialização.

Dado a conhecer, pela primeira vez, em 2008, o modelo italiano prepara-se agora para dizer adeus, sem qualquer sucessor previsto; pelo contrário, a estratégia da marca de Arese passa, sim, por deixar morrer o modelo, aproveitando a slot vaga na linha de montagem para fazer nascer um dos dois já prometidos novos SUV. Neste caso, a proposta de dimensões mais pequenas, destinada ao segmento C!

Clientes preferem modelos de cinco portas

A confirmação do desaparecimento do MiTo foi já dada à britânica Autocar, pela responsável da Alfa Romeo para a região EMEA, Roberta Zerbi, a qual “agendou” o fim do modelo para o início de 2019. Explicando que “o MiTo é um três portas puro, ao passo que as pessoas estão a optar, cada vez mais, pelos cinco portas”.

RELACIONADO: Alfa Romeo Mito. Sucessor poderá ser um… crossover
Alfa Romeo Mito 2018
Numa época em que o mercado procura, principalmente, cinco portas, as três portas do MiTo ajudam a condená-lo

Quanto a sucessores, a responsável italiana confirma que a solução passará, não por um herdeiro direto, mas por algo diferente: um pequeno SUV ou crossover.

Esta nova proposta permitir-nos-á chegar não somente a uma clientela mais abrangente, além de mais nova, na faixa dos 30-40 anos, como também aqueles que, nos últimos anos, compraram o MiTo. E que, entretanto, ficaram mais velhos, casaram, tiveram filhos e precisam de um carro maior

Roberta Zerbi, responsável da marca Alfa Romeo para a região EMEA

Ao mesmo tempo, com este novo modelo, a Alfa Romeo deverá conseguir “preencher o vazio entre o Giulietta e o Stelvio”, ostentando uma estética que, embora não pretendendo ser uma espécie de Stelvio mais pequeno, procurará contribuir para a afirmação de uma nova “família” de automóveis.

Alfa Romeo Stelvio SUV Concept esboço
Um dos desenhos que estiveram na base do Alfa Romeo Stelvio. Poderá esta ser a linguagem de estilo do futuro SUV para o segmento C?

Mais novidades a caminho

Recorda-te que a Alfa Romeo apresentou, em junho último, ainda com Sergio Marchionne aos comandos, a sua estratégia para os próximos cinco anos. A qual passa pelo lançamento de dois novos SUV, a recuperação do modelo desportivo topo de gama 8C, além de um coupé de quatro lugares, com o qual será igualmente reavivada a sigla GTV.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Qual a arquitetura do motor que servirá a versão mais potente de lançamento do novo BMW Z4, o M40i?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

BMW Z4 já “apanhado” antes de Pebble Beach

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos