Notícias Novo Civic Type R é o mais potente de sempre. Qual a potência? A Honda não disse

Apresentação

Novo Civic Type R é o mais potente de sempre. Qual a potência? A Honda não disse

Promete ser o Honda Civic Type R mais potente de sempre, mas a marca japonesa ainda não avançou com nenhumas especificações técnicas.

Honda Civic Type R

O novo Honda Civic Type R foi finalmente revelado, coincidindo com os 25 anos sobre o primeiro Civic Type R, mas a marca nipónica não revelou tudo. Por enquanto não sabemos os números daquele que já é o tração dianteira mais rápido no circuito de Suzuka.

Sabemos que o novo Civic Type R está equipado com uma evolução do motor da anterior geração (FK8) e a Honda promete que será o “mais potente de sempre”. Recordamos que o Civic Type R que vai cessar funções declarava 320 cv e 400 Nm.

A Honda, porém, detalhou o que fez ao quatro cilindros turbo de 2,0 l para aumentar a potência e melhorar a sua resposta.

A NÃO PERDER: Novo Honda CR-V foi revelado nos EUA. Chega à Europa em 2023

Motor revisto, caixa também

Para oferecer mais potência ao novo Civic Type R, a Honda começou por rever o turbo, que conta agora com um «corpo» mais compacto para melhorar a sua eficiência.

Além disso, a marca japonesa reviu também a turbina, otimizando o número e a forma das suas lâminas para melhorar o boost e o fluxo de ar através do turbo.

A tudo isto junta-se ainda um sistema de escape revisto que permitiu melhorar a relação peso/potência, o binário e tornar o Civic Type R num dos carros com maior potência específica (cavalos por litro) da sua classe.

O sistema de controlo de temperatura também revisto com um novo radiador e a caixa manual de seis relações foi otimizada. Com uma alavanca mais rígida e um curso melhorado, a caixa do Civic Type R recebeu ainda um sistema rev-match (ponta-tacão automático) revisto.

Para parar todo o expectável ímpeto do hot hatch japonês, continuamos a contar com um sistema de travagem com assinatura da Brembo, melhorado em relação à anterior geração.

Visual à altura

Apesar do secretismo acerca dos números do novo Civic Type R, a Honda não teve quaisquer «problemas» em mostrar as linhas finais do seu novo hot hatch.

Na dianteira encontramos uma grelha inferior de maiores dimensões (para maximizar o fluxo de ar para o motor) e um novo capô com uma discreta entrada de ar.

Passando para as laterais, destacam-se as jantes de 19” em preto mate e os guarda-lamas traseiros mais largos. Já na traseira são o novo difusor, a tripla saída de escape e, principalmente, a enorme asa que captam as atenções.

Quanto ao interior, este troca o ambiente sóbrio do Civic híbrido que conhecemos em Madrid por uma decoração típica dos Type R onde a cor vermelha reina.

Segundo a Honda a posição de condução é mais baixa, ajudada por uns bancos desportivos particularmente leves. O painel de instrumentos tem um grafismo específico e o sistema de recolha de dados “Honda LogR” apresenta-se atualizado e capaz de enviar os dados recolhidos pelos muitos sensores presentes no Civic Type R para uma app.

Equipado com quatro modos de condução — “Comfort”, “Sport”, “+R” e o novo “Individual Mode” — o novo Honda Civic Type R será o último modelo exclusivamente a combustão que a marca japonesa vai vender na Europa.

Ainda sem preços, o novo Civic Type R chegará ao mercado europeu no início de 2023. Até lá resta-nos recordar os seus antecessores.

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava o Honda Crossroad?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda