Marco

Já são 200 mil os Volkswagen R nas estradas

A Volkswagen atingiu um importante marco, ao entregar o modelo R número 200 mil, neste caso, um Golf R, a um cliente e colecionador inglês.

Temos de recuar até 2002 para encontrar o primeiro Volkswagen R (de Racing), o inesquecível Golf R32. Não escapa o simbolismo sobre o R número 200 mil ser igualmente um Golf. Entre o primeiro e o último Golf R, há menos dois cilindros e 1200 cm3, mas ganhou um turbo e com 310 cv, é 70 cv mais potente que o R32.

Mas a gama R não se ficou pelo Golf — já houve quatro Golf R, e até variantes descapotáveis e carrinhas. Além do Golf, também houve o Passat R36, o Touareg R50 e, mais recentemente, o Scirocco R. E não ficará por aqui, com a previsão, para breve, de conhecermos o Tiguan R e o T-Roc R.

R #200 000

O R número 200 mil trata-se de um Volkswagen Golf R, equipado com o Performance Pack e sistema de escape opcional da Akrapovič. Vem equipado com o conhecido quatro cilindros em linha 2.0 TSI com 310 cv — que passarão a 300 para ficar em conformidade com o WLTP, a partir de setembro —, e quando equipado com a caixa DSG de sete velocidades, como o que foi entregue, é capaz de atingir os 100 km/h em apenas 4,6s, graças também ao sistema de tração integral 4Motion.

Keith Williamson no interior do Volkswagen Golf R e Jost Capito, CEO da Volkswagen Golf R
Keith Williamson no interior do Volkswagen Golf R e Jost Capito, CEO da Volkswagen Golf R

Foi entregue no Reino Unido a Keith Williamson, longo cliente da marca, e um particular fã do Golf. Além do novo e especial Golf R, tem na sua coleção um Golf GTI MK6 e um Golf R32 MK5.

Eu não podia esperar para ir buscar o meu carro e o facto de ser o Volkswagen R número 200 mil torna-o particularmente especial. Eu sempre gostei de Volkswagen Golf, a gama Performance tem sido sempre sobre carros versáteis e divertidos.

Volkswagen R

A Volkswagen R começou como Volkswagen Individual, tendo mudado de nome em 2011. Tem atualmente 350 operários e de acordo com os seus responsáveis, R é sinónimo de performance, desportividade e emoção.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
O novo BMW M5 (F90) é o primeiro M5 a ter…
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Testámos o BMW M5 F90. A «super berlina» de Munique

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos