Notícias Ford testa veículos (supostamente) autónomos em Miami

Condução Autónoma

Ford testa veículos (supostamente) autónomos em Miami

Eras capaz de “conduzir” um carro autónomo? A Ford não tem a certeza de que este tipo de propostas seja bem recebida e decidiu fazer o teste!

Ford Transit Connect tacos 2018

Hoje em dia entre os construtores automóveis que têm vindo a investir no desenvolvimento do Carro Autónomo, a norte-americana Ford continua com dúvidas quanto à forma como este tipo de veículos serão recebidos, e tratados, pelos condutores em geral.

Determinada a encontrar respostas para estas interrogações, a marca da oval azul decidiu fazer um teste, em colaboração com uma das empresas de entrega de comida de Miami, a Postmates.

Nomeadamente, tentando determinar de que forma é que o público em geral lida com este tipo de veículos.

Tacos… autónomos

A experiência decorreu com uma frota de viaturas Ford Transit Connect que, exteriormente, dava o aspeto de tratar-se de um carro sem condutor. Mas que, na verdade, possuíam um humano atrás do volante, a conduzir.

Ford Transit Connect Tacos 2018

Sempre que faziam uma encomenda de tacos mexicanos, era dada aos clientes a possibilidade da entrega ser feita por uma destas carrinhas supostamente autónomas.

RELACIONADO: Ford tem patente para um habitáculo que parece um… carrossel

Assim e uma vez a refeição pronta, o funcionário do restaurante dirigia-se à carrinha, digitava um código num ecrã que fazia abrir uma portinhola na lateral do veículo e depositava aí o pedido, perfeitamente embalado.

Ford Transit Connect Tacos 2018

Quando a carrinha chegava ao destino, o cliente era alertado com uma mensagem de texto, tendo apenas que dirigir-se ao carro, observar a sinalética luminosa que indicava em que porta estava a sua encomenda, digitar o seu código e retirar os tacos. Acreditando sempre que estava a ser “servido” por um carro totalmente autónomo.

Ford Transit Connect Tacos 2018

Um “laboratório” chamado Miami

Refira-se que a Ford tem vindo a utilizar a cidade norte-americana de Miami como base para o desenvolvimento do seu Carro Autónomo, depois de já ter realizado um outro projeto deste género, com a rede de pizzarias Domino’s.

O construtor de Detroit acredita que esta cidade da Flórida pode ser um hub excelente, não apenas devido ao bom tempo que habitualmente ali existe, mas também por se tratar da 10.ª urbe mais congestionada do mundo — facto que obriga os veículos a uma atenção e negociação permanente com o restante trânsito.

Ford Fusion Domino's

Objetivo: nível 4

O construtor automóvel norte-americano tem como objetivo disponibilizar veículos equipados com Nível 4 de condução autónoma até 2021, embora para utilização apenas em regime de car-sharing. Até porque a Ford acredita que a tecnologia não estará madura o suficiente para oferecer ao público em geral, antes de 2026… na melhor das hipóteses!

Sabe esta resposta?
Onde é que será fabricado o novo Audi A1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A1. Já sabemos o que traz e onde vai ser apresentado