Notícias A aplicação Waze chega, finalmente, aos sistemas de info-entretenimento

Conetividade

A aplicação Waze chega, finalmente, aos sistemas de info-entretenimento

É através da Ford que a aplicação de navegação Waze chega, pela primeira vez, aos sistemas de info-entretenimento dos automóveis. Finalmente...

O Waze é uma aplicação para smartphones ou dispositivos móveis, propriedade da Google desde 2013, baseada na navegação por satélite e que contém informações imprescindíveis para condutores. É a maior comunidade de condutores do mundo.

Para ti que conheces e usas o Waze diariamente, nós sabemos bem porque motivo o fazes, para além de quereres “fugir” ao trânsito. Ok, a nós também já nos safou.

Por esse mesmo motivo já várias vezes nos tínhamos perguntado porque motivo ainda ninguém a tinha colocado nos sistemas de infotainment dos automóveis, já que ultimamente tem sido mais uma das grandes evoluções nos automóveis — a conetividade.

A resposta às nossas preces chegou agora pelas mãos da Ford, o primeiro construtor a integrar a aplicação no seu sistema de infotainment SYNC3. Através do AppLink, passará a ser possível usar o Waze através do ecrã do sistema do automóvel em vez de ter que o fazer no telemóvel.

ford sync3 waze

Não só será possível o uso da navegação através da aplicação, como interagir com a partilha de informações e ainda através de comandos de voz, típicos nos sistemas que equipam os modelos da Ford.

RELACIONADO: Ford EcoSport aproxima-se, finalmente, do mercado europeu

Esta possibilidade foi revelada durante o último CES (Consumer Eletronics Show), onde foi possível verificar o funcionamento dos sistemas, que, através da ligação do dispositivo ao automóvel, via USB, projeta a informação do dispositivo no ecrã do sistema multimédia do automóvel.

O nosso objetivo é trazer uma abordagem centrada no ser humano para a tecnologia no veículo, tornando mais fácil para as pessoas integrar as ferramentas mais importantes para si

Don Butler, diretor executivo da Ford Connected Vehicle and Services

Durante as próximas semanas, qualquer veículo modelo Ford 2018 equipado com SYNC 3, versão 3.0 ou superior, poderá usar a nova funcionalidade. Outros veículos Ford com SYNC 3 poderão receber a atualização automática, ou via USB, para poderem usar a nova a funcionalidade do Waze.

Para já ainda não temos confirmação de que esteja a funcionar em Portugal, mas certamente que em breve isso irá acontecer com a referida atualização. Infelizmente, e por heresia, a funcionalidade que permite o uso da aplicação da Google no sistema Ford, só estará disponível para dispositivos IOS (Apple).

Sabe esta resposta?
Que modelo Ford recebeu a sigla ST durante o Salão de Detroit 2018?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Depois do Focus ST e Fiesta ST… um Ford Edge ST?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Depois do Focus ST e Fiesta ST… um Ford Edge ST?