Notícias Esta é a nova limusine de Vladimir Putin

Arranque a Frio

Esta é a nova limusine de Vladimir Putin

A nova limusine de Vladimir Putin foi estreada ontem, durante a cerimónia de tomada de posse como Presidente da Rússia, dando início ao seu do 4º mandato. Não andou mais que algumas centenas de metros, mas o que importa reter é o facto de ser de concepção e fabrico russo.

Ver vídeo

Pouco se sabe sobre a nova limusine, com Putin a prescindir do Mercedes-Benz S600 Pullman até agora em funções. As suas especificações serão divulgadas brevemente, de acordo com alguns meios locais. Mas o que interessa referir é que a nova limusine de Vladimir Putin foi concebida e construída na Rússia.

O desenvolvimento do projeto Kortezh (comboio) esteve a cargo do Centro de Pesquisa do Estado NAMI em cooperação com a empresa automóvel Sollers, e iniciou-se em 2012. Na realidade, a limusine é o primeiro membro conhecido de uma nova família de modelos de luxo — uma berlina e um monovolume estão também previstos —, todos derivados da mesma plataforma.

Além de servirem as mais altas figuras de estado, estes modelos também serão comercializados, produzidos à volta de 250 a 300 unidades por ano a partir de 2019, sob uma nova marca que se chamará Aurus — junção do latim “aurum” que significa ouro, com “rus”, abreviação de Rússia. Na Rússia, o projeto Kortezh é visto como o renascimento da indústria dos automóveis de luxo, há muito adormecida.

Aurus, Limusine de Vladimir Putin
RELACIONADO: DS 7 Crossback em funções presidenciais

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.