Notícias Pagani prepara superdesportivo elétrico… com caixa manual?!

Antevisão

Pagani prepara superdesportivo elétrico… com caixa manual?!

Pequeno fabricante de superdesportivos, a Pagani está a desenvolver aquele que será o primeiro modelo elétrico da sua história. O qual apostará na leveza… e numa caixa manual?!

Horatio Pagani

A revelação foi feita pelo próprio fundador da marca italiana, Horatio Pagani, o qual, em declarações à revista Car and Driver, não só confirmou que o projeto está já em fase de desenvolvimento, sob responsabilidade de uma equipa de 20 engenheiros e designers, como garantiu que, mais do que a potência, será o peso a fazer a diferença.

A questão passa mais por fabricar veículos leves, com uma excelente condução e manobrabilidade. Depois, é só aplicar isto num veículo elétrico e perceberão aquilo que nós pretendemos: um conjunto extremamente leve que, muito provavelmente, funcionará como uma referência para os futuros veículos elétricos

Horatio Pagani, fundador e dono da Pagani

Aliás, também por este motivo, o líder da Pagani recusa a hipótese de vir a desenvolver um modelo híbrido, ao invés de um elétrico. Já que entende que esse acréscimo de peso vai contra aquele que é o conceito de veículo elétrico que pretende desenvolver.

Pagani Huayra BC

Motor made by Mercedes?

Por outro lado, o construtor italiano também não deverá ter de preocupar-se muito com o motor. Uma vez que, recorda a revista, fruto da parceria tecnológica que mantém com a Mercedes, deverá poder aproveitar os desenvolvimentos alcançados pela marca da estrela, nomeadamente, fruto da sua participação na Fórmula E.

Assim, para a Pagani, a principal preocupação centrar-se-á em construir um carro emocionante de conduzir. Motivo pelo qual já questionou, inclusivamente, os seus engenheiros, sobre a possibilidade de acoplar uma caixa manual, mais interativa, no futuro modelo elétrico.

A disponibilidade instantânea de binário dos motores elétricos permitem que os automóveis elétricos prescindam de uma caixa de velocidades, com a transmissão a ser direta, isto é, só necessitam apenas de uma uma relação. Esta hipótese, a concretizar-se, seria uma verdadeira novidade…

VÊ TAMBÉM: Toyota GR HV Sports tem uma caixa automática que parece uma manual.

Sabe esta resposta?
Qual é a atual geração do Toyota Prius?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Prius com restyling ainda este ano, mais próximo do Prius Plug-in