Desde 31 550 euros

Conduzimos o renovado MINI Cooper S. As mudanças foram suficientes?

A Razão Automóvel esteve em Maiorca a testar os renovados MINI Cooper S 3 portas e MINI Cooper S Cabrio. Sabe aqui o que muda e qual é o nosso primeiro veredito.

Em Maiorca, Espanha

Já lá vão quase 60 anos desde o dia em que o ícone desenhado por Sir Alec Issigonis, se apresentou ao mundo. Os novos MINI são muito diferentes do primeiro, e não podia ser de outra forma, aconteceu o mesmo com todos os automóveis.

Os automóveis cresceram, ficaram mais rápidos, mais seguros, mais eficientes do que nunca. Afinal são 60 anos que passaram, ninguém esperaria outra coisa. Mas a irreverência, as possibilidades de personalização, a postura em estrada e o espírito cool, ultrapassam todas as normas de segurança e de emissões.

Terá o MINI sobrevivido à ditadura das normas? Foi isso que tentei descobrir neste primeiro contacto.

mini cooper s 2018

10 coisas que mudaram no MINI e que tu podes ler em detalhe neste artigo.

Se queres a versão resumida das mudanças operadas, deixo-te aqui uma cábula para não perderes nada.

  1. Novo logotipo MINI
  2. Novas Luzes LED com máximos Matrix à frente e luzes traseiras em LED com a “Union Jack”.
  3. Novas jantes de liga leve
  4. Mais materiais interiores à escolha
  5. MINI Yours Customized é novidade e há novas funcionalidades no MINI Connected e MINI Connected XL.
  6. Motores renovados em prol da eficiência e mais binário no MINI One e MINI One First.
  7. Nova caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades e nova caixa automática de 8 velocidades.
  8. Volante multifunções, infotainment com 6,5 polegadas, USB e Bluetooth são agora de série.
  9. Carregamento wireless e sistema de infotainment tátil e com navegação disponíveis.
  10. Projeção do logotipo MINI no chão.

Agora que já leste tudo o que muda na estética, opcionais e serviços conectados do renovado MINI (se não o fizeste, confere neste artigo em detalhe as principais mudanças), vamos sentar-nos dentro do MINI Cooper S e MINI Cooper S Cabrio.

As novidades no interior

No interior os materiais são de elevada qualidade e as possibilidades de personalização infindáveis. Montagem e acabamento levam nota alta, nada foi deixado ao acaso.

mini cooper s 2018
A posição de condução é excelente e o seletor da nova caixa de dupla embraiagem assenta bem no MINI.

O sistema de infotainment continua a não conseguir convencer-me, exigindo alguma habituação, mas não lhe falta carácter e cor para acompanhar o carro onde está instalado. O sistema de som da Harman Kardon, bastante competente, é obrigatório para quem gosta de música.

Ao volante

Começamos o dia ao volante do MINI Cooper S Cabrio, que a céu aberto, aumenta a experiência sonora deste pocket-rocket para outro nível.

Por outro lado, retirar a capota acrescenta 4000 euros ao preço do MINI Cooper S, perdemos também nas prestações (aceleração dos 0-100 km/h e velocidade máxima) e na versatilidade da bagageira, que passa a estar mais limitada. Ainda assim, um cabrio será sempre um cabrio e a liberdade que sentimos quando os utilizamos, faz-nos esquecer estes contras.

Percorre a galeria e vê as imagens:

No MINI Cooper S Cabrio os 0-100 km/h, com caixa manual de 6 velocidades, cumprem-se em 7,2s. A velocidade máxima é de 230 km/h. Se optarmos pela nova caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, vemos este tempo cair para os 7,1s.

Deixando a versão “a céu aberto” para trás, estava na altura de serpentar montanha acima ao volante do MINI Cooper S 3 portas. O motor de 2.0 l turbo com 192 cv permite ao MINI Cooper S 3 portas cumprir o sprint dos 0-100 km/h em 6,8s (6,7s com caixa automática de dupla embraiagem).

mini cooper s 2018
Se existem curvas, estamos no habitat natural do MINI.

As alterações que a MINI introduziu também passaram pelos motores. No caso dos MINI Cooper S e Cooper S Cabrio e em nome da eficiência, o turbo foi renovado e o sistema de injeção também foi modificado. As alterações introduzidas aumentaram em 35 kg o peso do MINI Cooper S, que ainda assim pesa uns interessantes 1195 kg na versão com 3 portas.

A nova caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades cumpre com o seu propósito, é rápida e eficiente. Como é habitual, podes ter caixa automática sem ou com patilhas no volante (2000 euros ou 2250 euros, respetivamente).

Optando pela caixa manual de seis velocidades, a condução torna-se naturalmente mais analógica e menos filtrada. Mas ainda assim, o conjunto acaba por ter menos alma do que gostaríamos, mesmo nestas versões vitaminadas. Mas isto significa menos diversão? É claro que não.

É quando o MINI encontra uma estrada sinuosa que tudo acontece. Parece conversa repetida (e é mesmo…), mas a verdade é que há coisas que felizmente não mudam. Os travões permitem travar tarde e conseguimos levar o carro para o miolo da curva sem problemas.

mini cooper s 2018
O MINI Cooper S 3 portas está disponível a partir de 31 550 euros.

Mesmo com o piso molhado inspira confiança e o seu comportamento não podia ser mais previsível. O corpo compacto e o chassis competente, fazem dele uma proposta eternamente divertida. Está-lhe no sangue.

mini cooper s 2018

A grande dificuldade para uma marca como a MINI é saber qual é o seu lugar: há o respeito para com a tradição, uma grande responsabilidade com o presente e um compromisso com o futuro. E no equilíbrio que tem de ser feito entre todas estas variáveis, a MINI continua a mostrar que sabe o que faz. Longa vida ao MINI.

Percorre a galeria e vê as especificações completas da gama MINI Cooper S

Primeiras impressões

7 / 10
Divertido, ágil e mais personalizável do que nunca. O MINI está aí para as curvas e estilo não lhe falta, ainda que ao volante, gostava que o motor de 2.0 l e 192 cv tivesse mais presença no interior. Quanto às mudanças operadas, foram mais do que suficientes para prolongar uma geração que está a meio caminho de ser renovada.

  • Possibilidades de personalização

  • Comportamento

  • Qualidade dos materiais

  • Direção muito pesada no modo Sport

  • Sistema de infoentretenimento requer habituação

Preço

31.550

Data de comercialização: Abril 2018


Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto

Os mais vistos