Tecnologia
Porsche rende-se à nova tendência e adere aos carros voadores
Continua a febre dos carros voadores. Desta feita, é a Porsche que decidiu juntar-se à Italdesign, e também à Daimler e Geely na criação daquele que poderá ser o transporte do futuro nas grandes metrópoles.

Depois da Audi ter anunciado, em Genebra, uma parceria com a Italdesign e a Airbus, visando o desenvolvimento de um carro voador, eis que também a Porsche decide aderir a este projeto. Recorrendo, obviamente, ao mesmo parceiro — a Italdesign, atelier de design fundado por Giorgetto Giugiaro, hoje em dia nas mãos do grupo Volkswagen.
Segundo avança a Automotive News Europe, do conglomerado de empresas que perseguem o desenvolvimento dos carros voadores, além da Porsche, Audi e Italdesign — todas elas pertencentes ao grupo Volkswagen —, temos também a Daimler, proprietária da Mercedes-Benz e da Smart; e a Geely, dona da Volvo e Lotus.
Crescimento das cidades na base da decisão da Porsche
Quanto à entrada da marca de Estugarda neste novo desafio, é explicada pelo próprio construtor com o crescimento populacional que as grandes cidades têm vindo a registar, e que torna cada vez mais difícil, por exemplo, o acesso aos aeroportos.
Detlev von Platen, Director de Vendas da PorscheExiste uma nova realidade lá fora, em termos de transporte, imune a engarrafamentos. Como tal, porque não desenvolvermos algo nessa direção?
“Pensem, por exemplo, em países como o México ou o Brasil, onde existem cidades que estão a abarrotar de pessoas, as quais chegam a levar quatro horas para percorrer um trajeto de 20 quilómetros. Pelo ar, levariam apenas alguns minutos”, acrescenta o mesmo responsável.

Carros voadores serão realidade… dentro de uma década
Segundo o Chefe de Desenvolvimento da marca de Estugarda, Michael Steiner, o projeto de um carro, ou táxi voador, está, no entanto, apenas no início. Pelo que será preciso ainda cerca de uma década, para que a tecnologia esteja finalizada e seja possível ver uma proposta do género, a circular pelo ares.
Se a Porsche, Audi e Italdesign têm a parceria com a Airbus, a Daimler investiu na Volocopter, empresa alemã, para o desenvolvimento de um táxi elétrico voador — esta está a desenvolver um veículo de cinco lugares de partida e aterragem vertical (VTOL).
Quanto à Geely, comprou a norte-americana Terrafugia — a sua atividade está centrada, precisamente, no domínio dos carros voadores —, que espera lançar o seu primeiro carro voador já no próximo ano.

Sabe responder a esta?
Quantos Diablo VT 6.0 SE produziu a Lamborghini?
Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Lamborghini Diablo supera expectativa em leilãoMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL