Notícias Porsche rende-se à nova tendência e adere aos carros voadores

Tecnologia

Porsche rende-se à nova tendência e adere aos carros voadores

Continua a febre dos carros voadores. Desta feita, é a Porsche que decidiu juntar-se à Italdesign, e também à Daimler e Geely na criação daquele que poderá ser o transporte do futuro nas grandes metrópoles.

Italdesign Pop Up

Depois da Audi ter anunciado, em Genebra, uma parceria com a Italdesign e a Airbus, visando o desenvolvimento de um carro voador, eis que também a Porsche decide aderir a este projeto. Recorrendo, obviamente, ao mesmo parceiro — a Italdesign, atelier de design fundado por Giorgetto Giugiaro, hoje em dia nas mãos do grupo Volkswagen.

Segundo avança a Automotive News Europe, do conglomerado de empresas que perseguem o desenvolvimento dos carros voadores, além da Porsche, Audi e Italdesign — todas elas pertencentes ao grupo Volkswagen —, temos também a Daimler, proprietária da Mercedes-Benz e da Smart; e a Geely, dona da Volvo e Lotus.

Crescimento das cidades na base da decisão da Porsche

Quanto à entrada da marca de Estugarda neste novo desafio, é explicada pelo próprio construtor com o crescimento populacional que as grandes cidades têm vindo a registar, e que torna cada vez mais difícil, por exemplo, o acesso aos aeroportos.

Existe uma nova realidade lá fora, em termos de transporte, imune a engarrafamentos. Como tal, porque não desenvolvermos algo nessa direção?

Detlev von Platen, Director de Vendas da Porsche

“Pensem, por exemplo, em países como o México ou o Brasil, onde existem cidades que estão a abarrotar de pessoas, as quais chegam a levar quatro horas para percorrer um trajeto de 20 quilómetros. Pelo ar, levariam apenas alguns minutos”, acrescenta o mesmo responsável.

Airbus Pop-Up 2018
O Airbus Pop-Up foi o primeiro projecto de carro voador da Italdesign, em colaboração com a Airbus, apresentado o ano passado em Genebra.

Carros voadores serão realidade… dentro de uma década

Segundo o Chefe de Desenvolvimento da marca de Estugarda, Michael Steiner, o projeto de um carro, ou táxi voador, está, no entanto, apenas no início. Pelo que será preciso ainda cerca de uma década, para que a tecnologia esteja finalizada e seja possível ver uma proposta do género, a circular pelo ares.

Se a Porsche, Audi e Italdesign têm a parceria com a Airbus, a Daimler investiu na Volocopter, empresa alemã, para o desenvolvimento de um táxi elétrico voador — esta está a desenvolver um veículo de cinco lugares de partida e aterragem vertical (VTOL).

Quanto à Geely, comprou a norte-americana Terrafugia — a sua atividade está centrada, precisamente, no domínio dos carros voadores —, que espera lançar o seu primeiro carro voador já no próximo ano.

Audi Italdesign Pop.Up Next Genebra 2018
O Pop.Up Next é a etapa seguinte do carro voador da Italdesign, agora também com o contributo da Audi, que esteve presente em Genebra

Sabe esta resposta?
Quantos Diablo VT 6.0 SE produziu a Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini Diablo supera expectativa em leilão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lamborghini Diablo supera expectativa em leilão