Notícias Pininfarina prepara marca própria com rival elétrico do Bugatti Chiron

Elétricos

Pininfarina prepara marca própria com rival elétrico do Bugatti Chiron

O atelier de design automóvel Pininfarina prepara-se para criar uma marca automóvel própria, 100% elétrica. Mas também apontada ao topo, a começar num rival direto do Bugatti Chiron.

Pininfarina H2 Speed

Hoje em dia propriedade da indiana Mahindra, a qual tem previsto um investimento inicial de pouco mais de 81 milhões de euros para arrancar com esta nova marca automóvel, a Pininfarina deverá entregar a liderança deste novo segmento de negócio ao ex-presidente da Audi na Índia, Michael Perschke. Isto, com o objetivo de, segundo avança a britânica Autocar, lançar um total de quatro modelos, nos próximos cinco anos.

Para já conhecida internamente apenas como Projeto Montana, a nova marca já terá, no entanto, nome definido: Pininfarina Automobili. Com a Mahindra a prever um investimento total na ordem dos 408 milhões de euros, ao longo dos próximos cinco anos, como forma de garantir a implementação desta nova marca automóvel.

Um superdesportivo para combater o Bugatti Veyron

Quanto a modelos, a afirmação começará com uma proposta topo de gama, com o nome de código PF-Zero. Basicamente, um superdesportivo 100% elétrico, construído com base numa plataforma modular e com motores desenvolvidos em conjunto com o pequeno fabricante de superdesportivos elétricos Rimac, assim como com o contributo da equipa de Fórmula E da Mahindra.

Pininfarina H2 Speed Concept

O objetivo é que o modelo, que deverá derivar do concept H2 Speed, venha a anunciar potências na ordem dos 1500 cv, tornando-se assim um concorrente direto do Bugatti Veyron.

Três SUV, o maior para rivalizar com o Lamborghini Urus

A juntar a este superdesportivo elétrico, três SUV, com o maior, com o nome de código PF-One, a assumir-se como uma proposta de alta performance, com a ambição declarada de rivalizar com o Lamborghini Urus. Já os outros dois, prometem fazer frente aos dois modelos de maior sucesso da Porsche, o Macan e o Cayenne.

De resto e se o superdesportivo promete potências no mesmo patamar do Veyron, o mais desportivo dos SUV promete valores à volta dos 950 cv, retirados de um pack de baterias com uma capacidade a rondar os 140 kWh. Capazes de permitir, entre outros feitos, acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos.

Já os SUV mais pequenos, deverão surgir dotados de baterias de menor capacidade, ainda que, seguramente, anunciando valores no topo dos respetivos segmentos.

Superdesportivo deverá chegar já em 2020

Graças também ao suporte financeiro da Mahindra, o primeiro modelo da nova Pininfarina Automobili deverá chegar já em 2020, depois de um período de desenvolvimento que, tudo indica, começará ainda este ano. Sendo que a nova marca funcionará de forma totalmente independente da divisão elétrica do grupo automóvel indiana (Mahindra Electric), com base de operações na Europa.

Pininfarina H2 Speed
RELACIONADO: Rimac C_Two. Hiperdesportivo elétrico com 1914 cv (!)

Paolo Pininfarina, presidente do famoso atelier de design italiano e neto do fundador, Battista Farina, assumiu, em pleno Salão Automóvel de Genebra, acreditar que o desejo do seu avô de vir a construir automóveis “acabará por tornar-se realidade, e num futuro não muito distante”.

A Pininfarina poderá anunciar oficialmente este novo passo, durante a corrida do Campeonato do Mundo de Fórmula E de 2018, que terá lugar em Roma, dia 14 de abril.

Sabe esta resposta?
Após o Insginia GSI, qual é o próximo modelo da Opel a ostentar a famosa sigla?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel estende sigla desportiva GSI ao Corsa
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel estende sigla desportiva GSI ao Corsa