Notícias eCall torna-se obrigatório já a partir de 31 de março

Tecnologia

eCall torna-se obrigatório já a partir de 31 de março

Já ouviste falar no eCall? Vai passar a ser obrigatório já a partir de 31 de março e nós explicamos-te porque é que isso é uma boa notícia!

eCall 2018

Hoje em dia já presente em muitos automóveis de vários fabricantes, o eCall é um sistema pan-europeu de chamadas de emergências.

Em caso de acidente grave, que resulte no acionamento dos airbags, este sistema, cuja instalação passa a ser obrigatória em todos os carros novos vendidos na União Europeia a partir de 31 de março de 2018, despoleta, de forma automática, uma chamada de alerta para um dos centros nacionais de emergência (112). Utilizando, para tal, a ligação online proporcionada por um smartphone que esteja acoplado à viatura, ou então um cartão SIM instalado no próprio sistema.

Nesta ligação, o sistema transmite aos serviços de emergência não apenas o sucedido, como também a localização da viatura, a matrícula, a hora do acidente, o número de ocupantes e até mesmo o sentido em que o carro seguia.

Caso o condutor ou alguns dos ocupantes esteja consciente, o sistema de chamada de emergência também pode ser despoletado de forma manual, através do pressionar de um botão no habitáculo, específico para o efeito.

eCall como forma de acelerar resposta de emergência

Aprovado pelo Parlamento Europeu em abril de 2015, o sistema eCall, que não deverá representar quaisquer custos extra para os condutores, visa, segundo a Comissão Europeia, acelerar as operações de emergência em cerca de 40%, quando nas áreas urbanas, e em cerca de 50%, quando fora destas. Ao mesmo tempo, a tecnologia deverá também contribuir para a redução no número de vítimas mortais de acidentes rodoviários em qualquer coisa como 4%, e em cerca de 6%, no caso de feridos graves.

RELACIONADO: Em 20 anos, muito mudou na segurança automóvel. Muito mesmo!

Como forma de proteção dos dados pessoais dos condutores, o sistema eCall instalado nos automóveis está impedido de monitorizar, registar ou gravar os trajetos realizados diariamente pelo veículo.

Veículos pesados deverão ser o próximo passo

Uma vez instalado e totalmente difundido nos veículos ligeiros, é intenção da Comissão Europeia estender a aplicação deste sistema eletrónico de resposta de emergência também aos veículos pesados, de transporte de passageiros ou carga.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Ford Mustang 2.3 EcoBoost?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Mustang 2.3 Ecoboost. É preciso ser perfeito?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Mustang 2.3 Ecoboost. É preciso ser perfeito?