Notícias Governo quer todos os automóveis novos com ligação automática de emergência em 2017

Governo quer todos os automóveis novos com ligação automática de emergência em 2017

O eCall, o sistema de emergência que já tinha sido aprovado pelo Parlamento Europeu, faz parte do programa Simplex que foi hoje apresentado pelo Governo.

A medida figura entre as 255 propostas do Simplex – programa de simplificação administrativa do Estado – e pretende encurtar o tempo de resposta dos serviços de emergência aos sinistros. Através de um serviço de georreferenciação disponível em todos os países da União Europeia, em caso de acidente, os veículos envolvidos passarão a ser rapidamente identificados e localizados.

A NÃO PERDER: Tesla Model 3: toda a verdade para lá do mediatismo

Assim que o eCall é accionado, as informações relevantes – tal como a localização da viatura, sentido da marcha, número de pessoas a bordo e os cintos de segurança utilizados – são enviadas directamente para os serviços de emergência. Na prática, funciona como uma chamada de emergência automática.

O Governo português pretende que todos os automóveis novos vendidos em Portugal até ao final de 2017 venham equipados com este sistema. Já a implementação nos restantes países da União Europeia deverá acontecer até ao final do ano de 2018.

Fonte: Dinheiro Vivo

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter