Clássicos Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana

Glórias do Passado

Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana

O melodioso V6 Busso e o design intemporal, são por si só motivos para o Alfa Romeo 156 GTA ser considerado muito especial. Mas há mais motivos…

Alfa Romeo 156 GTA

Dizem que gostos não se discutem. Em alguns casos é verdade: as linhas do Alfa Romeo 156 assinadas por Walter da Silva são indiscutivelmente lindas. E a versão GTA do Alfa Romeo 156 elevava essa atração para patamares ainda mais elevados.

Apresentado no Salão de Frankfurt de 2001, o Alfa Romeo 156 GTA conquistou de imediato a atenção do mundo. Não era apenas uma questão de estética.

Debaixo do seu capô encontramos o melodioso (e também bonito) motor 3.2 V6 Busso — o Busso nunca tinha sido tão grande. Naturalmente aspirado? Claro. Quão melodioso? Este vídeo vale mais que 1000 palavras…

Soava (muito) bem e apresentava números em linha com a concorrência da época: 250 cv de potência às 6200 rpm e 300 Nm de binário às 4800 rpm.

Números suficientes para impulsionar o Alfa Romeo 156 GTA dos 0-100 km/h em 6,3s e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

Em termos técnicos, o Alfa Romeo 156 GTA assentava numa plataforma de tração dianteira e tinha o seu motor servido por uma caixa manual de seis velocidades (em opção existia ainda uma caixa semi-automática Selespeed).

As vias eram mais largas do que nos 156 «normais», a distância ao solo também foi reduzida e a geometria da suspensão dianteira — duplos triângulos sobrepostos à frente e um esquema MacPherson atrás — foi toda revista.

Apesar destas modificações, o Alfa Romeo 156 GTA tinha tendência para afundar a dianteira e deixar escapar a força pela roda interior, sendo subvirador. Exigia-se um bloqueio de diferencial no eixo dianteiro, que estava apenas disponível como opcional.

Alfa Romeo 156 GTA — V6 Busso
© Alfa Romeo Também somos adeptos dos V6… Na imagem, o incontornável “Busso” da Alfa Romeo

Detalhes que não são suficientes para manchar a memória de uma das mais belas berlinas desportivas da história. Além do mais, era utilizável no dia a dia. Memorável!

Porém, a sua vida foi curta, a produção cessou em 2005 devido às normas de emissões Euro4. Uma vida curta, porém intensa… Viva Itália!

Alfa Romeo 156 GTA
© Alfa Roemo O interior.
A não perder: Alfa Romeo Giulia GTAm. 540 cv e menos 100 kg. A derradeira berlina desportiva?

Sobre o “Glórias do Passado”.É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo, semanalmente aqui na Razão Automóvel.

Sabe esta resposta?
Qual foi o carro de ralis que a Razão Automóvel testou?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzimos o carro mais antigo do Mundial de Ralis (Parte 1)