Notícias Foram finalmente reveladas as especificações do Toyota Yaris GRMN

Salão de Frankfurt 2017

Foram finalmente reveladas as especificações do Toyota Yaris GRMN

Ficámos a saber no Salão de Frankfurt todas as especificações do Toyota Yaris GRMN, o mais recente e limitado hot hatch da marca nipónica.

Toyota Yaris GRMN

Foi no Salão de Genebra que vimos pela primeira vez o Toyota Yaris GRMN (Gazoo Racing Masters of Nürburgring). Lembraste? O artigo está aqui.

Um modelo que desde então nos deixou com “água na boca”. Muita. Mesmo! Mesmo muita…

Regresso às origens

A Toyota regressou ao WRC este ano com o Yaris – já conta com duas vitórias no currículo -, e que melhor forma de o celebrar do que com o lançamento de um Yaris de altas performances? Não há.

Os objetivos da Toyota são claros e ambiciosos: fazer do Yaris GRMN o modelo mais leve, rápido e potente do seu segmento. O que faltou foram os números para suportar essas ambições – ficámo-nos essencialmente por suposições e fugas de informação.

Até agora…

A Toyota levou até Frankfurt o pequeno Yaris GRMN e com ele divulgou finalmente as especificações finais (ou quase) da sua mais recente “bomba”. Fiquemos a conhecê-las:

Motor 2ZR-FE
Cilindrada 1798 cm3
Arquitetura 4 cilindros em linha
Distribuição 4 válvulas por cilindro, Dual VVT-i
Alimentação Compressor Magnusson Eaton
Taxa de Compressão 10:1
Potência 212 cv às 6800 rpm
Binário 250 Nm às 5000 rpm

O Toyota Yaris GRMN mantém a tração dianteira, com a potência a ser transmitida por intermédio de uma caixa manual de seis velocidades.

Performance e Peso
Peso 1135 kg
Aceleração 0-100 km/h 6,3 segundos
Velocidade Máxima 230 km/h

A velocidade máxima está eletronicamente limitada e o tempo dos 0 aos 100 km/h ainda carece de confirmação final, já que o processo de homologação ainda não está concluído.

Mas em termos comparativos, dos 0-100 km/h este Yaris consegue ombrear com o Renault Mégane RS Trophy que recentemente cessou funções.

Chassis
Pneus Bridgestone Potenza RE050 205/45 R17
Jantes BBS 17″
Travões Fr. Ranhurados 275 mm, 4 pistões
Travões Tr. 278 mm
Suspensão Fr. MacPherson com amortecedores Sachs
Suspensão Tr. Eixo semi-rígido com barra de torção

O Toyota Yaris GRMN está 24 mm mais próximo do solo, graças a molas mais curtas; a barra estabilizadora frontal tem um diâmetro superior e passa a vir com uma barra anti-aproximação.

Ainda é cedo

Olhando para os números e comparando com a concorrência, ainda é cedo para afirmar que será o mais rápido do seu segmento.

Os 1135 kg de peso tornam-no um dos mais leves, obtendo uma excelente relação peso potência de 5,35 kg/cv – sinal de que terá boas performances. Mas como se comportará?

A Toyota efetuou o desenvolvimento no Nürburgring, ou não fosse o “N” em GRMN uma referência ao circuito alemão. As expectativas são elevadas.

A NÃO PERDER: Conhece a lista de candidatos aos World Car Awards 2018

Temos más notícias

O Toyota Yaris GRMN deve ser celebrado pelo regresso da marca nipónica aos pequenos hot hatch e pelo simples facto de… existir. Só que esta celebração será curta.

Tudo porque a marca decidiu disponibilizar um número muito limitado de Yaris GRMN no mercado europeu – apenas 400 unidades estarão disponíveis, já incluíndo as versões com posição de condução à direita para o Reino Unido.

O preço indicado é de 29.900€, e poderá variar dependendo dos mercados.

Interessado? É melhores estares atento ao site da marca.

Toyota Yaris GRMN