Notícias Mini-escova na janela lateral… Anos 80 no seu melhor

Insólito

Mini-escova na janela lateral… Anos 80 no seu melhor

Os japoneses e a atenção ao detalhe. A Toyota chegou a ter na lista de opcionais do seu modelo Mark II, de 1988, uma pequena escova posicionada na janela lateral — insólito, mas funcional.

Toyota Mark II, 1988, escova limpa-janela

Os japoneses e a atenção ao detalhe. É impossível não deixar de olhar — aquela pequena escova não devia estar ali. Já as vimos assim, pequenas, nas óticas dianteiras… mas na janela lateral? Nunca.

Mas a imagem é bem real, e foi um equipamento opcional no Toyota Mark II (X80), apresentado em 1988. Um opcional que também esteve disponível nos Toyota Cressida e Chaser da mesma altura.

Toyota Mark II
Toyota Mark II, 1988

A sua existência não deixa de ser curiosa, numa altura em que o Japão vivia um forte crescimento económico, e otimismo não faltava. Veja-se algumas das máquinas japonesas que nasceram nesta década: Toyota MR-2, Nissan Skyline GT-R (R32), Honda NSX e o Mazda MX-5.

Diz-se que a década de 80 foi uma de excessos, e aparentemente, até parece ter-se estendido aos mais ínfimos detalhes, como terem-se disponibilizado em desenvolver uma pequena escova para a janela lateral.

A questão que se coloca é o que está aquela mini-escova ali a fazer. Dado a sua dimensão, apenas permite limpar uma pequena porção da janela. E olhando para o seu posicionamento, perto do retrovisor, é fácil perceber a razão por detrás da sua existência.

Estranho e até insólito? Sem dúvida. Mas também funcionava. Reparem no resultado:

Como dá para perceber, a pequena escova permite, nas condições mais adversas, ter uma visão clara do espelho retrovisor — um bónus de segurança, sem dúvida. Mais fascinante é saber que o sistema era completo com esguichos montados no retrovisor(!).

Toyota Mark II, esguicho para janela

A excentricidade japonesa não se fica por aqui no que toca a escovas de limpeza. Também a Nissan chegou a colocar pequenas escovas em sítios inesperados, neste caso, nos retrovisores, como no seu modelo Cima (Y31), também de 1988.

Nissan Cima, 1988
RELACIONADO: A história do espelho retrovisor

O caso italiano

Não foram apenas os japoneses da Toyota a colocar escovas nas janelas laterais. Já neste século, mais precisamente em 2002, a italiana Fioravanti, estúdio de design de Leonardo Fioravanti — autor, entre outros, de carros como o Ferrari 288 GTO, Daytona ou o Dino —, apresentou um concept de um veículo crossover.

O Fioravanti Yak destacava-se não só pela sua peculiar estética, como pela presença de escovas limpa-janelas em todas as portas do veículo. E não eram elementos de pequena dimensão como os observados nos Toyota Mark II.

Fioravanti Yak, 2002
Reparem no pilar B, ao nível das janelas

As quatro escovas coincidiam o seu posicionamento na porta com o pilar B, ao nível das janelas, estando perfeitamente integradas no todo. Infelizmente não conseguimos obter nenhuma imagem delas em funcionamento, mas apesar de dissimuladas, podemos ver os nichos onde estão resguardadas.

Sabe esta resposta?
Qual o piloto de Fórmula 1 que conseguiu o maior número de vitórias no GP do Mónaco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

McLaren-Ford que deu vitória a Ayrton Senna no Mónaco vai a leilão