Notícias Tocam os alertas! Up GTI vê disparar emissões com WLTP

WLTP não dá hipótese

Tocam os alertas! Up GTI vê disparar emissões com WLTP

O caso serve de aviso: testado segundo o novo ciclo WLTP, o Volkswagen up! GTI regista emissões 15% mais altas, que com o ciclo NEDC!

Volkswagen up! GTI 2018

Recentemente apresentado, o novo Volkswagen up! GTI acaba de sofrer a primeira “mossa” no orgulho: submetido à nova bateria de testes de homologação para consumos e emissões já em vigor, o Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros, ou simplesmente WLTP, o primeiro modelo da marca alemã a passar por esta prova registou níveis de emissões 15% mais altas, do que com o método utilizado até aqui, o Novo Ciclo Europeu de Condução, ou NEDC (New European Driving Cycle). Basicamente, um alerta para a grande maioria dos construtores automóveis que operam na Europa!

 

VW up! GTI 2018

A notícia é avançada pela inglesa Autocar, que cita o exemplo do Volkswagen up! GTI, uma proposta acabada de lançar no mercado europeu, que demonstra o que irá acontecer com a grande maioria dos modelos comercializados no “velho continente”. Sendo que, no caso do pequeno utilitário alemão, as diferenças face àquilo que eram os números oficiais, de acordo com o NEDC, chegam aos 15%.

Emissões sobem para as 129 gramas, consumos para os 6,7 l/100 km

Segundo a mesma publicação, o up! GTI, que anunciava à partida emissões de 110 g/km, vê os números dispararem, com o WLTP, para valores entre as 127 e 129 g/km. Isto, ao mesmo tempo que os consumos sobem quase um litro, dos 5,8 l/100 km anteriormente anunciados, para os 6,7 l/km.

RELACIONADO: WLTP. Tudo o que precisa de saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões

Recorde-se que o novo ciclo de homologação WLTP, que vem substituir a anterior fórmula de apuramento e que não era revista desde 1997, veio impor parâmetros mais exigentes na obtenção dos números oficiais, em termos de consumos e emissões. Desde logo, ao exigir velocidades em teste mais elevadas, maiores acelerações e desacelerações mais bruscas.

VW up! GTI 2018

Os testes de homologação WLTP impõem ainda testes não só com as versões base dos modelos, mas também às versões totalmente equipadas com opcionais.

Para já contam os dois; no futuro, apenas o mais recente

Quanto à importância destes resultados, importa referir que a legislação europeia em vigor prevê que, até setembro de 2018, todos os modelos sejam homologados ainda segundo o ciclo NEDC, embora com publicação obrigatória igualmente dos resultados obtidos com o WLTP. Sendo que, a partir dessa data, só os números alcançados com o WLTP serão válidos para a homologação.

A terminar, dizer apenas que estes novos dados foram anunciados numa altura em que o novo Volkswagen up! GTI passa a estar disponível na Alemanha, por preços a partir de 16 975 euros. Está equipado com um tricilíndrico de 1,0 litro a gasolina, a debitar 115 cv, que permite ao pequeno utilitário acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos, com a velocidade máxima a surgir nos 196 km/h.

VW up! GTI 2018
Sabe esta resposta?
Como se chama o primeiro modelo da Polestar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Polestar. Depois do 1, vem o 2, o 3, o 4…
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Polestar. Depois do 1, vem o 2, o 3, o 4…