Notícias Mercedes-Benz G350d Professional: regresso às origens

Mercedes-Benz G350d Professional: regresso às origens

O novo Mercedes-Benz G350d Professional é destinado a uso intensivo em condições difíceis. Por outras palavras: temos o Classe G de volta!

De volta às raízes, o novo Mercedes-Benz G350d Professional é descrito como a variante mais purista deste modelo da atualidade. De há uns anos a esta parte o Classe G tem-se tornado, a pouco e pouco, mais num ícone de luxo associado a magnatas do Dubai, à família Kardashian e a inúmeros rappers americanos, do que num verdadeiro todo o terreno «puro e duro» – propósito para o qual foi desenhado.

No Mercedes-Benz G350d Professional não houve espaço para películas em veludo, nem para jantes de 20 polegadas, muito menos para apêndices ‘estéticos’. Puristas, este modelo é para vocês! Um regresso às origens.

RELACIONADO: Condutor checo testa capacidades «off-road» do Mercedes-Benz G500

Por baixo do capot, encontramos um motor 3.0 litros Diesel com 248cv e 599 Nm de binário máximo. O G Professional está acoplado a uma caixa automática 7G-Tronic Plus que distribui tração às quatro rodas (permanente), dispondo ainda de três opções de bloqueio de diferencial. Estes valores resultam num sprint até aos 100km/h em 8min8s segundos e velocidade máxima de 160km/h. Nada mau para um veículo de trabalho.

A nível técnico, ganha mais 10 mm de distância ao solo (245 mm no total). Os ângulos de ataque e de saída que, nos outros modelos da classe, são ambos de 30º, nesta versão mais professional passaram para os generosos 36º e 39, respetivamente.

Dentro do Mercedes-Benz G350d Professional, as mudanças são mais drásticas: os habituais acabamentos em madeira foram substituídos por plásticos resistentes, a pele dos estofos foi substituída por tecido, os tapetes são agora de borracha e não há sistema de infoentretenimento nem vidros automáticos – nós avisámos que era pensado para os puristas… Contudo, mantém o volante com comandos integrados e bancos dianteiros com ajuste elétrico.

VER TAMBÉM: Mercedes-Benz G500 4×4²: delicadeza? Não obrigado

No exterior, encontramos a grelha frontal como a de proteção dos faróis em preto matte, jantes de 16 polegadas com pneus 265/70 – fica a saber o significado destes números aqui – assim como vários opcionais que vão desde a “bola de retoque”, passando por vidros escurecidos, até à escada de acesso ao tejadilho.

Quando menos, é mais, o resultado é este:

Mercedes-Benz G350d Professional-2

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter