Notícias Giannini 350 GP4. O Fiat 500 que quer ser um Grupo B.

Tuning

Giannini 350 GP4. O Fiat 500 que quer ser um Grupo B.

Segundo ato. Após o fantástico 350 GP — um tudo atrás — a Giannini volta à carga, agora com o 350 GP4, um "monstro" de tração integral.

Giannini 350 GP4

Há menos de meio ano atrás, a Gianinni, preparadora italiana conhecida pelos Fiat 500 modificados na década de 60, um verdadeiro concorrente da Abarth, regressou em grande. O Giannini 350 GP Anniversario captou a nossa atenção, e não admira. De pequeno e charmoso citadino passou a um “monstro” de 350 cv, com motor e tração atrás, cortesia do grupo motriz do Alfa Romeo 4C.

E, felizmente, não foi um ato isolado. A Giannini acaba de revelar o 350 GP4, onde o epíteto de “monstro” parece ainda mais adequado, já que ao ganhar tração integral, acaba por recordar os lendários Grupo B.

Giannini 350 GP4

Semelhante, mas não podia ser mais diferente

O Giannini 350 GP4, relativamente ao 350 GP, ganha tração integral, mas as alterações não se ficam por um eixo motriz adicional. Na realidade, apesar das semelhanças visuais, por baixo das vestes são máquinas profundamente distintas.

Se o 350 GP era um tudo atrás, o 350 GP4 volta a colocar o motor na dianteira — reparem nas entradas de ar no capot, ausentes do 350 GP. Em teoria, será possível colocar quatro passageiros no habitáculo, apesar de as imagens revelarem um substancial roll-bar atrás dos lugares dianteiros. Podem-se observar igualmente alterações aerodinâmicas substanciais na frente e traseira, a presença de mais itens em fibra de carbono e as janelas em Plexiglass para poupar peso.

Parece estar pronto a atacar qualquer tipo de troço numa prova de rali — a evocação dos  Grupo B, mesmo não sendo propositada, é a primeira coisa que se destaca, até pelo grafismo na lateral que parece ter vindo diretamente dos anos 80.

De resto não se sabe muito mais. Nem mesmo se mantém o motor do Alfa Romeo 4C — será que cabe na pequena frente do 500? —, apesar da potência manter-se inalterada. De momento, a Giannini efetua testes à sua nova máquina, pelo que teremos de aguardar um pouco mais para saber sobre as suas especificações.

Giannini 350 GP4

Não esperem um valor acessível

Não sabemos qual o custo do Giannini 350 GP4, mas a quantia deverá ser elevada. Cada uma das 100 unidades a serem produzidas do 350 GP Anniversario ficarão em 150 mil euros, pelo que é de esperar, igualmente, quantias nesses moldes para o 350 GP4.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Fiat 500?