Autopédia 10 formas relativamente baratas de melhorares a performance do teu carro

À procura daquele segundo

10 formas relativamente baratas de melhorares a performance do teu carro

Conhecem aquele filme para crianças chamado "À procura de Nemo". A versão petrolhead deste filme seria algo como "À procura daquele segundo". Vamos a isso?

Seu bastardo. Tens na garagem um carro que vale a pena ser conduzido. Se não tens, já falámos de 10 excelentes opções para quem quer um carro para o dia-a-dia e para fazer uns track days de vez em quando. Se o dinheiro não abunda, tens sempre estas alternativas pelo preço do novo iPhone X.

Pois bem, partindo do pressuposto que já tens o carro certo, será que tens os componentes certos?

Reunimos 10 modificações que podem fazer toda a diferença em condução mais desportiva. A ideia deste artigo não é fazer do teu carro a derradeira máquina dos fins de semana “portas abertas” no Circuito do Estoril, mas antes fazer dele aquela máquina que discretamente surpreende pela performance.

A NÃO PERDER: Os 10 melhores carros para o dia-a-dia e track days até 50 mil euros

Talvez seja um bom artigo para partilhares com aquele teu amigo que gasta rios de dinheiro no motor e depois só compra pneus de marcas duvidosas…

Pneus

Pneus

Tínhamos de começar por aqui: são o único elemento de ligação ao solo. A diferença entre uns bons pneus e uns maus pneus é como do dia para a noite. Portanto deves começar por aqui, por montar no teu carro uma borracha de qualidade.

Jantes

Jantes

Atenção ao tamanho e peso das jantes. Queres um carro bonito ou um carro rápido? Por vezes estes dois universos estão de costas voltadas. Umas jantes de menor diâmetro, ou mais leves, com uns pneus de qualidade podem fazer milagres pela dinâmica do teu carro.

RELACIONADO: As 7 razões para o teu carro estar a perder potência

Centralina

Reprogramar centralina

Reprogramação da centralina (sim, a imagem é péssima). Se o teu carro é atmosférico os ganhos vão ser pouco expressivos, mas se tens um carro com turbo o caso muda de figura. Esta modificação é das que garante maiores ganhos de potência mas também é das que apresenta maiores riscos para a fiabilidade do motor. As empresas de reprogramação não são todas iguais. Portanto não exageres nos ganhos de potência e tem atenção a quem entregas a gestão eletrónica do teu carro.

Admissão

Admissão

Por pouco mais de 100 euros podes conseguir um ganho de potência entre 3 cv e 12 cv com uma admissão desportiva. Não é uma solução milagrosa, mas a optimização do fluxo de ar e a redução da temperatura na admissão vão ajudar o teu carro a respirar melhor.

Escape

Escape

Não estamos a falar de escapes barulhentos, estamos a falar de escapes eficientes. E por eficiente entenda-se uma linha de escape que promove a otimização do fluxo de gases, mais direta e com menos curvas. Respeitando sempre a lei, claro.

Pastilhas

Travões

A par dos pneus, as pastilhas de travão são dos itens menos valorizados e um dos que mais diferença faz na performance de um carro. Há compostos para todos os gostos, mas não optes por pastilhas de qualidade duvidosa, podes aumentar as distâncias de travagem até mais 10 m. Uma distância que faz toda a diferença.

VÊ TAMBÉM: Porque se mede a potência em cavalos?

Tubos malha de aço

Tubos malha de aço

Ao contrário dos tubos de borracha, que se deformam sob a pressão do fluído dos travões, os tubos com malha de aço não se deformam e conservam toda a pressão aplicada pela bomba de travagem. Resultado? Travagens mais precisas e distâncias de imobilização menores.

Bancos e volante

Bacquets

Niki Lauda disse um dia o seguinte “God gave me an okay mind, but a really good ass which can feel everything in a car”. Esta frase diz muito da importância da comunicação entre carro e homem. Daí que seja importante apostares na comunicação com o teu carro, no chamado “feeling”.

Barras Estabilizadoras

Barras Estabilizadoras

Ao incrementarem a rigidez do chassis no eixo dianteiro e traseiro, esta alteração tem efeitos imediatos no comportamento em curva. O conforto fica prejudicado mas… quem é que falou em conforto?

Molas e amortecedores

Coilover

Depois dos pneus, um dos elementos mais importantes num desportivo, juntamente com as barras estabilizadoras, são o conjunto mola/amortecedor. São estes elementos que maximizam o contacto do pneu com o solo e controlam as transferências de massas do carro. A redução da altura ao solo é importante (baixar o centro gravítico) mas não deve ser o único critério. Opta por um conjunto mola/amortecedor adequados ao tipo de piso em que circulas com maior frequência.

Agora boas curvas!