Notícias Mistério resolvido: «extended hot hatch» antecipa o futuro Kia Proceed

Apresentação

Mistério resolvido: «extended hot hatch» antecipa o futuro Kia Proceed

O concept mistério passa a chamar-se Kia Proceed, antecipando não só o próximo cee'd como também a reinvenção do pro_cee'd.

Kia Proceed

O Kia cee’d, além da berlina e carrinha, é um dos raros representantes do segmento que ainda possui uma carroçaria de três portas – um tipo de carroçaria em vias de extinção. O pro_cee’d – em Portugal, cee’d SCoupe -, tal como o conhecemos deverá ser eliminado. Isto considerando o nome escolhido para o concept mistério apresentado há uma semana, definido pela Kia como um extended hot hatch: Proceed.

Eliminou-se do nome a inexplicável apóstrofe e traço e uniu-se “pro” com “ceed” e voilá. O Proceed Concept antecipa não só o sucessor do Kia cee’d – previsto para 2018 -, como reinventa o pro_cee’d, transformando-o numa apelativa carrinha de (muito bom) aspeto desportivo. Correção, não é uma carrinha, nem uma shooting brake, mas um extended hot hatch.

Kia Proceed

Podemos lamentar o fim da carroçaria de três portas, mas olhem para este concept. Se o Proceed chegar à linha de produção com estas proporções e pose não deixa de ser um substituto notável – e longe de ser mais um crossover.

Com tantos condutores europeus a procurar agora alternativas aos hot hatch de três portas, começamos a pensar num modelo halo diferente para a família cee'd. O Proceed Concept representa uma nova e arrojada visão de como a alma vibrante do pro_cee'd poderia ser reincarnada e revitalizada para uma nova geração de condutores orientados para a performance.

Gregory Guillaume, Designer Chefe da Kia na Europa

Identidade própria

Nota-se a inspiração no Kia Stinger e os elementos identificativos do design da Kia estão presentes: o “nariz de tigre”, o para-brisas com contorno em castelo e as superfícies curvilíneas e tensas.

Mas o Proceed tem uma identidade própria. O destaque é, naturalmente, o seu perfil. Rodas de 20 polegadas e uma área vidrada de altura reduzida evidenciam proporções atléticas. Estas são acentuadas pela modelação inferior da carroçaria, com uma secção em fibra de carbono, que evidencia a fina linha de cintura e as rodas de dimensões generosas.

O perfil é definitivamente marcado pela linha que delimita a área vidrada, seguindo os contornos arqueados do teto em direção à traseira. Este arco é quebrado ao intersectar a linha base das janelas – linha que ganha um elemento distinto em forma de barbatana no pilar C.

A área vidrada marca de tal forma a identidade do perfil que os designers da Kia não tiveram problemas em iluminar o seu contorno, assim como a barbatana, para um reconhecimento mais fácil do Proceed durante a noite.

Fazendo jus ao hot (quente) em extended hot hatch a carroçaria foi revestida com um vibrante tom de vermelho denominado Lava Red. Falta agora saber o que reside por baixo do capot para fazer justiça ao hot hatch no seu nome – talvez o 2.0 litros turbo do Hyundai i30 N?

O Kia Proceed será apresentado publicamente no Salão de Frankfurt, a apenas 500 metros de distância do Centro de Design europeu da marca, onde foi desenhado.

RELACIONADO: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo