Notícias Audi R8 V10 RWS, o mais divertido de sempre?

Salão de Frankfurt 2017

Audi R8 V10 RWS, o mais divertido de sempre?

É a primeira vez que o superdesportivo Audi R8 dispensa o sistema quattro. Conhece os detalhes do novo Audi R8 V10 RS.

Entre as estreias mais sonantes do Salão de Frankfurt 2017 (falamos desta em particular), está uma mais tímida mas igualmente excitante : o Audi R8 V10 RWS.

Um Audi R8 de 2ª geração como tantos outros – belo e performante – mas com uma grande novidade. Pela primeira vez na história deste modelo, há uma versão apenas com tração traseira.

Produção limitada

A produção do Audi R8 V10 RWS está limitada a 999 unidades, e não deverão faltar compradores. É um modelo histórico para a marca e poderá ser o primeiro sinal de uma mudança de paradigma na Audi, como já explicámos no final deste artigo.

Audi R8 RWS

Há semelhança das restantes versões, também o Audi R8 V10 RWS recorre ao motor 5.2 FSI V10 de 547 cv. A grande novidade é mesmo a ausência do sistema quattro e a redução de 50 kg de peso que essa ausência significou no peso total do conjunto.

Alterações “invisíveis”

A Audi Sport não se limitou a tirar o sistema quattro do Audi R8 V10 RWS. As mudanças foram mais profundas.

Os engenheiros da marca operaram diversas afinações no chassis e nos sistemas eletrónicos de estabilidade do modelo. Essas alterações visaram sobretudo aumentar a confiança e previsibilidade do eixo traseiro. Objetivo? Tornar este Audi R8 V10 RWS num dos mais divertidos de conduzir.

Mais diversão menos performance

Apesar da perda de peso, a ausência do sistema quattro faz sentir-se na acelerações. O Audi R8 V10 RWS demora mais 0.2 segundos dos 0-100 km/h do que a versão V10 Plus, cumprindo este registo em 3,7 segundos. Em termos de velocidade máxima não houve qualquer alteração, mantendo-se nos 320 km/h.

Audi R8 RWS