Notícias Audi R8 sem “quattro” e com tração traseira

Teaser

Audi R8 sem “quattro” e com tração traseira

Conhecida desde sempre como a marca do quattro, a marca alemã vai apresentar no Salão de Frankfurt um Audi R8 com tração traseira.

Audi R8 5.2 FSI quattro

O pequeno teaser publicado pela Audi Sport no Instagram revela um Audi R8 a fazer “donuts”, antecipando a apresentação, já amanhã, no Salão de Frankfurt do primeiro Audi R8 com apenas duas rodas motrizes.

Isso mesmo, duas rodas motrizes. Que é como quem diz: tração traseira! Sim, porque tração dianteira era… absurdo.

#breakout @ #AudiIAA Stay tuned!

A post shared by Audi Sport (@audisport) on

Trata-se de um momento significativo na história da marca. Desde lançamento do original Quattro, um dos primeiros modelos introduzir a tração às quatros rodas, que a marca alemã ficou associada a esta tecnologia.

Até hoje o R8 nunca prescindiu dos dois eixos motrizes. Bem, nunca, até agora. Seguindo os passos do “primo” italiano Lamborghini Huracán – com o qual partilha maior parte da arquitetura, o R8 também terá uma versão de duas rodas motrizes.

O V10 naturalmente aspirado que já conhecemos do R8 deverá ser a motorização escolhida. Existe uma outra possibilidade, mais remota, de surgir com um V6 Turbo – o mesmo motor do RS5 -, que passaria a ser a motorização de acesso.

Porquê tração traseira para a marca do quattro?

Já aqui nos debruçámos sobre as razões sobre uma eventual alteração para uma arquitetura de tração traseira na Audi (ver destaque). Sinteticamente, há que reduzir custos e aumentar as sinergias entre as marcas do grupo – consequências do Dieselgate.  Tal deverá levar ao fim da plataforma MLB que a Audi usa de forma praticamente exclusiva. No seu lugar deveremos assistir à introdução da MSB, desenvolvida pela Porsche, e já em uso pelo Panamera e o novo Continental GT.

E a Audi parece dar pequenos sinais nesse sentido. O seu departamento de competição Quattro GmbH passou a ser um mais genérico Audi Sport GmbH; e declarações do seu diretor Stephan Winkelmann – de partida para ser o diretor da Bentley e Bugatti -, deixou escapar que um Audi desportivo não tinha de ser obrigatoriamente de tração integral.

Sabendo que a Audi Sport é quem desenvolve as versões RS e o R8, levantou suspeitas sobre um futuro Audi de tração traseira. E a prova disso está neste novo Audi R8… com tração atrás.