Notícias Um sistema de som sem colunas? A Continental diz que é possível

Tecnologia

Um sistema de som sem colunas? A Continental diz que é possível

O sistema de som Ac2ated Sound, da Continental, foi apresentado no TechShow 2017, na Alemanha. A chegada aos modelos de produção poderá estar para breve.

Por norma, no que toca à qualidade dos sistemas de som, quanto mais colunas, melhor. À medida que nos aproximamos de segmentos mais elevados, algumas marcas oferecem sistemas com 15 (ou mais) altifalantes nos seus modelos de luxo.

Mas mais do que fazer diferente, a Continental quer fazer melhor. A empresa alemã, conhecida pelos seus pneus, é também uma empresa que desenvolve tecnologias em diversas áreas, e revelou recentemente aquilo que considera ser o sistema de som do futuro. Este sistema chama-se Ac2ated Sound e a principal novidade é não precisar de qualquer coluna ou altifalante.

sistema de som

Como funciona?

O segredo está nas ondas sonoras. Tal como acontece nos instrumentos de cordas como um violoncelo ou um violino, este sistema aproveita a superfície do habitáculo, transformando o automóvel num altifalante.

A integração de altifalantes com membranas oscilantes é desnecessária quando temos as superfícies do carro para fazer esse trabalho. O pilar A é mais adequado para as frequências altas, enquanto que os painéis das portas, por exemplo, têm as propriedades certas para gerar frequências médias. Tal como a tecnologia nos altifalantes, usamos componentes maiores, como o teto ou a prateleira da bagageira, para gerar frequência baixas.

Dimitrios Patsouras, diretor do centro de qualidade de som da Continental Engineering Services

De acordo com a marca, o resultado é uma experiência sonora com maior qualidade e a três dimensões, ainda mais do que com um sistema de som tradicional.

AUTOPÉDIA Otto, Atkinson, Miller… e agora motores de ciclo B?

Outra das vantagens reside na poupança de espaço e, principalmente, de peso. De acordo com a Continental, este sistema pode pesar até cerca de 2kg – significativamente mais leve do que um sistema de som premium tradicional – e ocupar até um litro de espaço (repartido por várias áreas).

O Ac2ated Sound vai ser apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro e segundo a Continental, já está pronto para ser implementado em modelos de produção. Será que os sistemas de som como os conhecemos têm os dias contados?

Sabe esta resposta?
A "pWLAN" - Public Wireless Local Area Network - é uma tecnologia de...
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

pWLAN. Todos os carros vão ter isto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

pWLAN. Todos os carros vão ter isto