SEAT investe 900 milhões de euros nos novos Ibiza e Arona

SEAT investe 900 milhões de euros nos novos Ibiza e Arona

SUV Compacto

O lançamento de quatro novos modelos SEAT entre 2016 e 2017 resulta de um valor recorde de investimento na investigação e desenvolvimento.

O anúncio foi feito pelo próprio Luca de Meo, presidente da SEAT, durante uma visita do Presidente do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, às instalações da marca em Martorell, que coincidiu com o início da produção do novo SEAT Ibiza.

SEAT - fábrica de Martorell

De Meo explica que o montante total do investimento foi maioritariamente alocado ao desenvolvimento do Ibiza e Arona e à adaptação da fábrica de Martorell, de forma a poder acomodar a produção de ambos os modelos. O valor de 900 milhões de euros faz parte de um investimento global de 3.3 mil milhões de euros.

“Este investimento demonstra o nosso compromisso para o desenvolvimento económico do país e confirma a nossa liderança como o maior investidor industrial em I&D. Estamos a investir somas sem precedente para o lançamento de novos modelos. A SEAT desempenha um papel chave em termos de investimento, tecnologia, indústria e emprego, bem como na criação de riqueza e prosperidade”.

Luca de Meo

Desenvolvido exclusivamente em Barcelona, o Ibiza já está a ser produzido na Linha 1 de Martorell, a fábrica que produz o maior número de veículos em Espanha. O novo Ibiza vai coexistir, durante alguns meses, com a geração anterior.

A partir do segundo semestre de 2017, esta mesma linha de produção vai acomodar a montagem do novo SEAT Arona, o novo crossover compacto da marca espanhola. Em Martorell são também produzidos o SEAT Leon e o Audi Q3.

ANTEVISÃO: Mallorca? Vigo? Formentor? Como se vai chamar o novo SUV da SEAT?

A marca apresentou recentemente os melhores resultados financeiros da sua história, com um lucro operacional recorde de 143 milhões de euros. De acordo com a SEAT, o novo Ibiza reflete o culminar de uma fase de consolidação e o princípio de um novo período de crescimento, que coincide com o ano em que a marca espanhola vai lançar a sua maior ofensiva de produtos.

SEAT - fábrica de Martorell

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter