Notícias Lynk & Co. Garantia vitalícia e internet gratuita, negócio da China?

Lynk & Co. Garantia vitalícia e internet gratuita, negócio da China?

A Lynk & Co foi um dos grandes destaques do Salão de Xangai. A marca já tinha prometido que os seus modelos seriam marcados pela tecnologia e conectividade. Promessa cumprida.

Comecemos pelo princípio. Em outubro do ano passado a Geely, a companhia chinesa atualmente proprietária da Volvo apresentou a sua nova marca, a Lynk & Co.

Através desta marca, a empresa prometeu “mudar a perceção de mobilidade e trazer novas ideias e um pensamento fora da caixa” para o mercado automóvel. E não tardou muito até apresentar o seu primeiro modelo, um SUV compacto com o nome de código 01.

Cinco meses volvidos, a Lynk & Co acaba de apresentar no Salão de Xangai a versão de produção (em cima) deste modelo, que vai chegar às linhas de produção ainda este ano, na fábrica de Luqiao, na China. A base é a plataforma modular Compact Modular Architecture (CMA), que vai também acolher os próximos Volvo XC40 e S40.

A Lynk & Co emprega alguns executivos que fizeram carreira na marca sueca, incluindo o seu diretor geral Alain Visser e o designer Peter Horbury.

Pelo meio, a Lynk & Co aproveitou a ocasião para apresentar mais dois modelos: o 02 (em baixo, à esquerda), uma berlina com aspeto futurista, e o 03 (à direita), uma representação mais realista e próxima da produção daquele que será o novo (e primeiro) modelo de três volumes da marca chinesa. A base desta berlina compacta será a mesma do futuro Volvo S40.

Tal como o 01, o 03 também deverá estar disponível com duas motorizações: um motor tricilíndrico 1.5 litros combinado com uma unidade elétrica e um bloco 2.0 litros de quatro cilindros. Já as versões plug-in híbrida e 100% elétrica só deverão chegar mais tarde.

Um smartphone sobre rodas

À margem da apresentação destes modelos, a Lynk & Co anunciou duas novidades no mínimo interessantes. Como parte do equipamento de série de todos os seus modelos, a marca vai disponibilizar o acesso à internet gratuito, e além disso o carro terá a sua própria «cloud». Mas não é tudo.

VEJAM TAMBÉM: O que faz a Zenuity? A nova empresa da Volvo

Outra das novidades é a garantia vitalícia. Tal como já tinha sido anunciado, a Lynk & Co pretende vender os seus modelos online com entrega ao domicílio, sem intermediação de concessionários. Após a aquisição, caso haja algum problema no carro, o cliente não tem que se preocupar: os técnicos da marca vão buscar o veículo a casa e devolvem-no quando tudo estiver resolvido. E o melhor disto tudo? A garantia é vitalícia, cobrindo desta forma todo o ciclo de vida do carro.

Para já, os detalhes são escassos, tratando-se apenas de uma «intenção», e como tal, teremos de esperar até ao início da comercialização do primeiro modelo da marca. O Lynk & Co 01 poderá chegar ao mercado chinês ainda este ano, enquanto que na Europa e nos EUA as vendas só estão previstas para 2019.

Lynk & Co

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter