Notícias O que faz a Zenuity? A nova empresa da Volvo

O que faz a Zenuity? A nova empresa da Volvo

Volvo XC90 autónomo

A Zenuity tem como objectivo o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência à condução e sistemas para condução autónoma. É o resultado da união de esforços entre a Volvo Cars e a Autoliv.

Talvez o passo mais importante na evolução do automóvel será dado pela possibilidade da condução autónoma, que promete revolucionar a indústria. Num esforço de otimizar recursos, tanto financeiros, como tecnológicos, a Volvo Cars e a Autoliv uniram esforços criando uma joint venture, em setembro de 2016, da qual resultou o nascimento da Zenuity.

Esta joint venture é detida em partes iguais pela Volvo Cars e a Autoliv. O investimento inicial por parte da Autoliv ascende a aproximadamente 115 milhões de euros. Esta empresa contribuirá não só financeiramente mas também com propriedade intelectual, know-how e recursos humanos. Contribuição igualmente válida para a Volvo Cars.

A Zenuity terá como objetivo desenvolver sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) e sistemas de condução autónoma (AD). A base da tecnologia provem das que a Autoliv e Volvo Cars já desenvolviam. Como tal, ambas as empresas irão licenciar e transferir as propriedades intelectuais dos seus sistemas ADAS para a Zenuity.

RELACIONADO: Estes são os três pilares da estratégia de condução autónoma da Volvo

Ambas as empresas referem a importância e contribuição destes novos sistemas para a evolução da segurança automóvel. A expectativa é de que os primeiros produtos com tecnologia ADAS cheguem em 2019 e que as primeiras vendas de produtos com tecnologias AD possam iniciar-se pouco tempo depois.

A Volvo recorrerá diretamente à Zenuity para obter estes sistemas, enquanto que a Autoliv será o fornecedor exclusivo e o canal de distribuição dos novos produtos, que serão disponibilizados a outros fabricantes.

A Zenuity está sediada em Gotemburgo, mas também possui centros de operações em Munique e Detroit. A empresa, que agora inicia as suas operações, conta com 300 colaboradores, num mix de novas contratações e transferências tanto da Autoliv como da Volvo Cars. A médio prazo, o número de colaboradores deverá crescer até aos 600.

Volvo Cars e Autoliv criam joint venture - Zenuity - para criar sistemas de condução autónoma

“Ao combinarmos os nossos recursos e know how estamos a criar uma empresa que será líder no desenvolvimento de sistemas de segurança automóvel. Com o início de operações da Zenuity estamos a dar mais um passo para a introdução desta entusiasmante tecnologia.”

Håkan Samuelsson (à direita) – presidente e CEO – Volvo Cars

“A Zenuity irá permitir-nos fornecer as melhores soluções mundiais para a condução autónoma. A experiência combinada da Autoliv e da Volvo Cars, irá assegurar soluções que os condutores possam valorizar em condições reais de utilização.”

Jan Carlson (à esquerda), presidente e diretor executivo da Autoliv.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter