Notícias Novo Honda Civic Type R. O melhor de sempre?

Salão de Genebra 2017

Novo Honda Civic Type R. O melhor de sempre?

O novo Honda Civic Type R é a grande revelação da marca nipónica no Salão de Genebra. Será o melhor de sempre?

O tempo das mecânicas atmosféricas altamente rotativas já lá vai. Para o bem e para o mal, hoje são os desportivos animados por evoluídas mecânicas turbo que fazem os amantes da condução full attack suspirar. O novo Honda Civic Type R, apresentado hoje em Genebra é certamente um desses desportivos que apela ao suspiro.

O design, como já tínhamos avançado, não é propriamente uma surpresa. As linhas que já conhecíamos da versão concept foram decalcadas para a versão de produção, e o resultado é o que podem ver nas imagens. A mensagem “este-não-é-um-Civic-qualquer-é-um-type-R” é bem explícita. E quem tiver dúvidas pode sempre procurar pelas três saídas de escape na traseira.

LIVEBLOG: Acompanha aqui o Salão de Genebra em direto

Mais potente que nunca

Sabendo que o design não ia ser uma surpresa, a grande dúvida residia em torno da potência do motor e das performances alcançadas por este novo Honda Civic Type-R.

Uma vez mais voltamos a encontrar o motor 2.0 Turbo VTEC (acoplado a uma caixa manual de seis velocidades), agora com 320 cv de potência – mais 10 cv do que a geração anterior, uma diferença que se deverá refletir na performance. Os amantes das preparações (vulgo tuning) já estão certamente a pensar, “dá para esticar mais um pouco a potência”. É um Honda, dá sempre…

Olhos postos no Nürburgring?

Tendo em consideração a potência declarada e a superior competência dinâmica do novo chassis (com suspensão multilink no eixo traseiro) que nós já tivemos oportunidade de experimentar em Barcelona, é muito provável que a Honda queira voltar a reclamar o título de FWD (tração dianteira) mais rápido no Nürburgring.

Dinamicamente, espera-se um modelo talhado para os tempos em pista – parte do desenvolvimento deste desportivo foi feito no Nürburgring – e que possa superar o recorde de modelo de tração dianteira mais rápido no mítico “Inferno Verde”, estabelecido pelo Volkswagen Golf GTI Clubsport S.

O novo Honda Civic Type R será produzido em Swindon, Wiltshire (Reino Unido), e deverá chegar ao mercado nacional ainda este ano. O culto JDM tem sem dúvida um novo membro.