TOP 5. Os 5 testes mais duros que a Porsche faz aos seus modelos

TOP 5. Os 5 testes mais duros que a Porsche faz aos seus modelos

Antes de chegarem aos concessionários da marca em todo o mundo, os modelos da Porsche são sujeitos a uma bateria de testes de qualidade. Estes são alguns dos mais exigentes.

Desde 1971 que todos os novos Porsche passam pelo Centro de Desenvolvimento de Weissach, o berço de todos os modelos da casa de Estugarda. Quer se trate de um SUV ou de um modelo de competição, é nesta pequena localidade com 7.500 habitantes que cada Porsche é colocado à prova.

Em mais um episódio da série “Top 5”, a Porsche mostra-nos alguns dos testes mais exigentes, como os testes no skidpad, um pequeno circuito em forma de círculo que põe à prova a direção e a estabilidade do carro.

A estabilidade e rigidez do chassis dos SUV são testadas num circuito todo-o-terreno, e a apenas cem metros de distância está a pista de testes, onde os desportivos são levados ao limite a velocidades ainda mais altas.

GLÓRIAS DO PASSADO: Porque é que a Ferrari e a Porsche têm um cavalo rampante no logótipo?

Por falar em altas velocidades, os índices aerodinâmicos são um fator de extrema importância. É aqui que entra o novo túnel de vento, estreado pela Porsche em 2015 e capaz de simular velocidades até aos 300 km/h. Por fim, no topo da lista está o derradeiro teste de segurança passiva, que é realizado em Weissach desde o final dos anos 80: o crash test. Assiste ao vídeo em baixo:

Se perdeste os restantes episódios da série TOP 5 da Porsche, vê aqui a lista dos melhores protótipos, os modelos mais raros, com melhor «ronco», com a melhor asa traseira, os melhores modelos da Porsche Exclusive e as tecnologias de competição que chegaram aos modelos de produção.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter