TOP 5: os melhores modelos da Porsche Exclusive

A série TOP 5 da Porsche continua. Desta vez, o novo episódio foca-se nas versões especiais da Porsche, desenvolvidas pelo departamento Porsche Exclusive.

Desde 1986 que a Porsche Exclusive trabalha diretamente com os seus clientes para criar modelos únicos, levando ao máximo o lema “personalização de fábrica” para a estrada. Alguns desses modelos descansam agora no Museu da Porsche e podemos vê-los no vídeo em baixo.

A lista começa com o 911 Club Coupé, uma versão desenhada por ocasião dos 60 anos da Porsche que originou apenas 13 exemplares. Outro modelo criado para celebrar um aniversário (neste caso os 25 anos da Porsche Exclusive) foi o 911 Speedster, que aqui figura no quarto lugar da lista.

A NÃO PERDER: Os próximos anos da Porsche vão ser assim

De seguida a Porsche escolheu o 911 Sport Classic, o desportivo que em 2009 fez regressar o spoiler estilo “rabo de pato” (ducktail), as tradicionais jantes Fuchs e o clássico cinzento desportivo para a carroçaria. No segundo posto está o 911 Turbo S, fruto da colaboração entre a Porsche Exclusive e a Porsche Motorsport, responsáveis por retirar 180 kg ao 911 Turbo (geração 964) e aumentar a potência do motor.

Porque a Porsche não abdica da sua filosofia de que o melhor desportivo “é sempre o próximo”, para conhecermos o vencedor desta lista teremos de esperar até ao final do ano. Até lá, assiste ao vídeo em baixo:

Se perdeste os restantes episódios da série TOP 5 da Porsche, vê aqui a lista dos melhores protótipos, os modelos mais raros, com melhor «ronco», com a melhor asa traseira e as tecnologias de competição da Porsche que chegaram aos modelos de produção.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter