TOP 5: os desportivos com a melhor asa traseira da Porsche

TOP 5: os desportivos com a melhor asa traseira da Porsche

Depois dos carros mais raros e dos modelos com melhor «ronco», a Porsche reuniu agora os seus desportivos com a melhor asa traseira.

“Aerodinâmica é para quem não sabe construir motores”, dizia Enzo Ferrari, icónico fundador da marca italiana. Os anos passaram e a verdade é que a aerodinâmica veio a tornar-se num fator determinante, seja em competição seja nos desportivos de produção: tudo conta para ganhar aqueles centésimos de segundo extra.

VEJAM TAMBÉM: Sacrificaram um Porsche Panamera… tudo por uma boa causa

Neste particular, durante o desenvolvimento de um desportivo a asa/spoiler traseiro assumem uma importância tremenda, mas não é só a eficiência que interessa: a componente estética conta bastante.

Baseando-se nestes dois critérios, a Porsche escolheu os cinco modelos mais bem conseguidos da sua história:

A lista começa logo com o recente Porsche Cayman GT4, que apresenta um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0.32. No quarto lugar encontramos o 959 (Cx de 0.31), um modelo que na sua época chegou a ser considerado “o carro de produção mais rápido do planeta”.

No terceiro posto está o «old-school» 911 RS 2.7 (Cx de 0.40), seguido do novo Panamera Turbo (Cx de 0.29). O lugar mais alto do pódio foi atribuído ao 935 Moby Dick (Cx de 0.36), o desportivo de baixo peso e com uma carroçaria em fibra de vidro, baseado no 911.

Concordas com esta lista? Dá-nos a tua opinião na nossa página de Facebook.

Clica aqui para fazeres uma visita ao Museu da Porsche em Zuffenhausen.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter