Audi A5 Cabriolet: performance e exclusividade «a céu aberto»

Audi A5 Cabriolet: performance e exclusividade «a céu aberto»

O novo membro da família A5 foi finalmente apresentado ao público no Salão de Detroit 2017.

Foram três as grandes novidades que a Audi reservou para a edição deste ano do Salão de Detroit. O primeiro foi o protótipo Audi Q8, que antecipa um pouco do que vai ser o futuro da marca dos anéis, e o segundo foi o mais recente Audi SQ5, já em versão de produção, com a mesma potência mas mais binário do que o modelo anterior. O terceiro elemento deste “tridente ofensivo” é o novo Audi A5 Cabriolet.

VEJAM TAMBÉM: Audi SQ7 da ABT supera os 500 cv de potência Diesel

Tal como avançámos no final do ano passado, a propósito da passagem do desportivo alemão pelas curvas e contracurvas da Serra da Arrábida – se não sabes do que estamos a falar, clica aqui – o novo Audi A5 Cabriolet recorre à plataforma MLB. Como tal, não é de estranhar que nesta nova geração, o A5 Cabriolet partilhe todas as suas qualidades com a variante coupé, que já tivemos oportunidade de testar no ano passado.

Então, quais as diferenças para o Audi A5 Coupé?

Excluindo a carroçaria cabriolet, obviamente, as diferenças para com o coupé são poucas. Mas é em relação à anterior geração que o Audi A5 Cabriolet mais se destaca, a começar pelas proporções.

O descapotável alemão cresceu em comprimento para os 4.673 mm (mais 47 mm) e na distância entre eixos para os 2.760 mm (mais 14 mm), valores que permitem aumentar o espaço para pernas nos lugares posteriores e a capacidade da mala para os 380 litros (+60 litros). Embora seja de maiores dimensões, o Audi A5 Cabriolet pesa menos 40 kg que o seu antecessor e consegue uma maior rigidez estrutural.

Quanto à capota, o novo sistema de acionamento elétrico permite recolher a capota em apenas 15 segundos e até uma velocidade máxima de 50 km/h.

Em termos mecânicos, nesta versão «a céu aberto» vamos continuar a contar com o já conhecido leque de motores que equipavam a restante família A5, entre eles o bloco 3.0 V6 TFSI de 354 cv que equipa a variante desportiva, o S5 Cabriolet. Com este motor, vai ser possível acelerar dos 0 aos 100 km/h nuns escassos 5.1 segundos – mais lento do que os 4.7 segundos do Audi S5 Coupé, é certo, mas ainda assim uma clara evolução em relação ao seu antecessor.

Os novos Audi A5 Cabriolet e S5 Cabriolet têm chegada ao mercado nacional prevista para maio.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter