Férias

Estas férias vais levar carro? Então este artigo é para ti

É verão, o que significa férias. Reunimos alguns cuidados indispensáveis para quem está a planear ir de férias no seu automóvel.

Com a subida da temperatura, aumentam também os cuidados a ter com o carro, principalmente para quem se prepara para uma longa viagem pela estrada fora. Por isso, partilhamos hoje algumas dicas essenciais para te certificares de que nada corre mal nas férias de verão.

1. Organização

Faça uma lista de tudo o que vai precisar de levar consigo. Ela vai ajudar a garantir que não se encontra já a algumas centenas de quilómetros de distância quando se lembrar que a sua carteira, documentos do carro, telemóvel será  ficou em casa. Não se esqueça de um conjunto extra de chaves do veículo, carta de condução, informações importantes sobre o seu seguro e uma lista de números de telefone úteis em caso de emergência.

2. O carro está em condições para a viagem?

Quem nunca ouviu a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Como é evidente convém prepará-lo convenientemente para o que aí vem. Uma semana antes da viagem deves inspecionar devidamente o carro, desde a pressão dos pneus — ou mesmo a sua substituição —; ao nível da água e óleo; travões; passando pela “sofagem” e ar condicionado (vais precisar). Caso haja uma manutenção programada para breve, talvez não seja mal pensado antecipá-la.

3. Planear trajeto

Planeie a sua rota — seja com um velho mapa de papel, ou com o mais recente sistema de navegação — e considere outra alternativa. Nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido.  Recomenda-se também a sintonização do rádio para alertas de tráfego, de modo a evitar filas.

4. Abasteça-se

Ter algo para beber ou comer, caso a viagem demore mais que o programado, pode ser útil. Nem sempre poderá estar uma estação de serviço ou um café à beira da estrada disponível.

5. Pausas

Fazer uma pausa de 10, 15 minutos após duas horas de condução é recomendado. Sair do carro, esticar o corpo para o desentorpecer, ou até parar para uma água ou um café, o deixará em melhores condições para o próximo “turno” de condução.

6. Está tudo pronto?

Por esta altura já deverás ter definido o trajeto e escolhido a companhia (talvez o mais importante) para as tuas férias, mas antes de saíres, não te esqueças de arrumar corretamente toda a bagagem — acredita que em caso de travagem brusca vais-nos dar razão.

Falta apenas escolher uma playlist de verão onde não pode faltar aquela música especial e voilá. Resta-nos desejar-te boas férias!

Outras dicas

Ar condicionado ou janelas abertas? Esta é uma questão pertinente que muitas vezes gera confusão. A menos de 60 km/h, o ideal é abrir as janelas, mas acima dessa velocidade os especialistas recomendam o uso do ar condicionado. Porquê? Tem tudo a ver com a aerodinâmica: quanto mais alta for a velocidade do veículo, maior é a resistência ao ar, pelo que com as janelas abertas a velocidades elevadas, obriga o motor a trabalhar mais e por consequência leva ao aumento dos consumos. Porquê 60 km/h? Porque é a partir dessa velocidade que a resistência aerodinâmica começa a ser superior à resistência do rolamento (pneus).

Deixar o carro ao sol? Regra geral, convém sempre estacionar o carro à sombra — por motivos óbvios — mesmo que isso signifique pagar mais uns tostões no parque de estacionamento. Se tal não for possível e o carro tiver mesmo que ficar exposto aos raios ultravioleta por longos períodos de tempo, recomenda-se o uso de proteções em cartão ou alumínio (de preferência) para o para-brisas, de películas nos vidros laterais e capas para os bancos. Existem também produtos específicos para aplicar nos plásticos e materiais em pele de forma a não ficarem ressequidos.

 

 

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos