Notícias Audi A8 será o primeiro carro 100% autónomo

Audi A8 será o primeiro carro 100% autónomo

Os últimos rumores apontam para que a próxima geração do Audi A8 seja completamente autónoma.

A próxima geração do topo de gama da Audi promete. Já se sabia que um dos trunfos do novo modelo alemão iria ser o sistema de apoio à condução, mas ao que tudo indica, o novo Audi A8 poderá conduzir de forma 100% autónoma.

A marca de Ingolstadt está a desenvolver uma tecnologia – que poderá chamar-se “Traffic Jam Assist” – capaz de controlar o veículo sem qualquer interferência do condutor até uma velocidade de 60km/h, ou até 130km/h sob supervisão do condutor. Para já a grande limitação a este sistema não é técnica mas sim legislativa, uma vez que ainda não é permitida a circulação de veículos na Europa em modo 100% autónomo.

VEJAM TAMBÉM: Nova geração de motores V8 da Audi poderá ser a última

De acordo com os últimos rumores, a nova tecnologia desenvolvida pela Audi – marca que no final do ano passado adquiriu os serviços de mapping e localização da Nokia – será capaz de monitorizar os comportamentos do condutor, imobilizando o veículo em caso de emergência. Tudo isto graças a uma câmara no interior do habitáculo, concebida em parceria com especialistas em engenharia aeronáutica.

O sistema será também capaz de memorizar os trajetos mais frequentes de cada condutor do veículo. A estreia deste sistema está prevista para o novo Audi A8, porta estandarte tecnológico da marca, que deverá ser lançado no final do próximo ano.

Imagem: Audi Prologue Avant Concept Fonte: Autocar

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter