Audi A3 renovado já disponível em Portugal

Esta semana fica marcada pela chegada do renovado Audi A3 aos concessionários nacionais. Novos motores, novos equipamentos e ligeiras melhorias estéticas são algumas das novidades.

O Audi A3, nas suas diferentes gerações, tem sido um verdadeiro caso de longevidade e sucesso. Porque em fórmula vencedora não se mexe (muito), a Audi decidiu atualizar o A3 com uma série de novidades importadas dos seus “irmãos” mais velhos, Audi A4 e Q7 . Nomeadamente os novos sistemas de assistência à condução, painel de instrumentos Audi virtual cockpit com ecrã de alta resolução TFT de 12.3 polegadas e a renovada linguagem estilística patente na nova grelha, faróis e farolins redesenhados.

As motorizações também foram alvo de melhorias, e a gama a gasolina ganhou um trunfo de vendas importantíssimo: o motor 1.0 TFSI de 115 cv que permite ao modelo alemão ser vendido por 26.090 euros (versão base). A versão correspondente a gasóleo, equipada com um motor 1.6 TDI de 110 cv, está disponível a partir dos 28.790 euros. Estas motorizações estão disponíveis em associação a uma transmissão manual de seis velocidades ou à transmissão S tronic de sete velocidades de dupla embraiagem (opcional).

RELACIONADO: Ao volante do renovado Audi A3: evoluir para reinar?

Dynamic photo, Colour: Ara Blue

Menos populares no mercado nacional, poderá ainda optar pelas motorizações a gasolina 1.4 TFSI ultra (150 cv e 250 Nm) com tecnologia cylinder-on-demand, e 2.0 TFSI (190 cv e 320 Nm). Do lado dos Diesel, estão disponíveis duas versões do conhecido bloco 2.0 TDI: uma com 150 cv e 340 Nm e outra com 184 cv e 380 Nm, respetivamente. De notar que o sistema de tração permanente quattro apenas está disponível na versão 2.0 TFSI e S3. Em termos dinâmicos, com a suspensão desportiva opcional, a distância ao solo da carroçaria é reduzida em 15 mm e em 25 mm com a suspensão desportiva S line.

Na versão mais desportiva, o Audi S3 ganha 10 cv de potência (310 cv) e um incremento de 20 Nm de binário máximo (400 Nm). Além disso, o S3 surge também com um programa específico de estabilidade (ESC) que em conjunto com o sistema quattro garante uma dinâmica mais apurada. Por encomenda, a Audi oferece também a direção progressiva elétrica (de série no Audi S3).

VEJAM TAMBÉM: Audi A4 Avant (geração B9): a melhor resposta

Tecnologia oriunda do A4 e Q7

Os novos sistemas de segurança da Audi – estreados no A4 e Q7 – também marcam presença no renovado Audi A3. Falamos do Audi active lane assist e o Audi pre sense, que tornam a condução em zonas urbanas e em estrada nacionais ainda mais segura. Novo no segmento é o assistente de trânsito, que trabalha em conjunto com o Audi adaptive cruise control (ACC), este sistema opcional mantém o veículo a uma distância segura do veículo da frente e, em combinação com a caixa de dupla embraiagem S tronic, inicia automaticamente o movimento do Audi A3 no pára-arranca. Ao circular em tráfego lento (até 65 km/h), o assistente de trânsito assume temporariamente a direção em estradas com faixas bem delineadas. Outra novidade para a gama A3 é o opcional assistente de emergência. Este sistema inicia a desaceleração para uma imobilização segura se não for detetada nenhuma atividade na direção pelo condutor.

Em cidade, o novo assistente de saída de estacionamento alerta o condutor para o trânsito existente quando circula a baixa velocidade, em marcha-atrás, ou se se encontra a retirar o A3 de um estacionamento, por exemplo. Ao nível do sistema de infoentretenimento MMI também há novidades. Os menus foram redesenhados e agora assemelha-se mais ao funcionamento dos smartphones, ainda que as principais funções continuem a ser comandadas pelo comando rotativo posicionado junto à caixa de velocidades.

Interior

O MMI rádio plus com ecrã retratil de 7 polegadas é de série, mas tem como opcionais os sistemas de navegação MMI e MMI plus com MMI touch, que em conjunto com o Audi connect permitem muitas funções online para o veículo – por exemplo, navegação via Google Earth e informações de tráfego do Google Street View em tempo real, bem como informações práticas sobre estacionamento, destinos, notícias ou o tempo. Independentemente dos serviços integrados do Audi connect, o sistema também permite a ligação individual à internet através do Wi-Fi hotspot.

A NÃO PERDER: Audi SQ7 ou… como ensinar ballet clássico a um pugilista

Aposta na continuidade

Sem querer romper com o modelo que agora cessa funções, o renovado Audi A3 inova em algumas linhas. A grelha Singleframe apresenta contornos mais nítidos e é mais ampla. Os faróis são maiores e apresentam contornos exteriores distintos. Na secção traseira o destaque vai para os novos gráficos luminosos horizontais dos farolins e a extremidade de separação por cima do difusor redesenhada. Ao nível da carroçaria e do chassis, a Audi aplicou um método de construção ultra-leve que permitiu que o peso do Audi A3 com o motor 1.0 TFSI seja de apenas 1.150 kg, mantendo ao mesmo tempo elevada rigidez torsional.

A tecnologia de iluminação de xénon plus é de série, mas como opções a oferta da Audi inclui faróis em LED e, pela primeira vez, faróis Matrix LED. Por 1.900 euros as versões base do A3 podem receber os packs Design e Sport, com equipamento oriundo da linha Design selection e S line. O novo Audi A3 já está disponível no mercado nacional em quatro carroçarias distintas: 3 portas, Sportback (5 portas), limousine (sedan), e cabriolet.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Os mais vistos