Novo Opel Zafira chega em outubro: todos os detalhes

Novo Opel Zafira chega em outubro: todos os detalhes

Com lançamento previsto para outubro, a nova geração do Opel Zafira pretende continuar a história de sucesso dos seus antecessores.

Com mais de 2,7 milhões de unidades vendidas desde o lançamento da primeiro geração, em 1999, o Opel Zafira tem sido um dos modelos mais importantes para a marca alemã, satisfazendo as necessidades de famílias e profissionais à procura de espaço, versatilidade e conforto.

A nova geração chega já em outubro e nós reunimos neste artigo as principais características do novo modelo. Novo design, novo interior, mais equipamento e maior conforto. Mas vamos por partes.

Novo design

No renovado desenho do Opel Zafira, destacam-se os novos faróis com assinatura de dupla asa e a barra cromada que “‘segura” o logótipo da marca na dianteira, reforçando a impressão de largura do modelo alemão.

Dentro do habitáculo surge um tablier completamente renovado, com um novo painel de instrumentos. O habitual ecrã de infoentretenimento no topo da consola central foi substituído por um ecrã táctil, colocado agora num plano mais baixo e melhor integrado no conjunto, o que permite reduzir drasticamente o número de teclas de comando.

Opel Zafira (12)

Como tem sido habitual na mais recente geração de modelos Opel, o novo Zafira irá contar com o sistema IntelliLink – com navegação integrada, integração de telemóveis e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto – e o sistema Opel OnStar, que garante apoio permanente em viagem e em emergência.

Versatilidade

Tal como nas anteriores gerações, o conforto foi uma das prioridades da marca. Os bancos ergonómicos têm o selo de aprovação dos especialistas da agência alemã AGR e da consola central multifuncional FlexRail. Este sistema modular corre em calhas de alumínio, entre os bancos dianteiros, e inclui um compartimento de arrumação e suportes para copos.

VEJAM TAMBÉM: Esta é a história das carrinhas da Opel

Por seu turno, a segunda fila de bancos pode ser configurada para dois lugares espaçosos graças ao sistema de bancos Lounge. Este engenhoso conjunto de calhas permite rebater o banco do meio (que passa a constituir um apoio de braços) e recuar os bancos exteriores para trás e para o meio. A terceira fila de bancos pode ser rebatida para o piso da bagageira, criando um piso totalmente plano.

Além disso, o tejadilho em vidro com uma secção de abertura elétrica – que forma uma superfície contínua desde o capot até ao nível da terceira fila de bancos – confere uma luminosidade sem precedentes neste modelo.

Opel Zafira (4)

Quanto à arrumação, o Opel Zafira tem uma capacidade de bagageira de 710 litros na configuração de cinco lugares, aumentando para 1860 litros com a segunda fila de bancos rebatida. Existem ainda 30 compartimentos de arrumação no habitáculo, incluindo a consola central regulável FlexRail. Outro dos destaques é o sistema integrado de porta-bicicletas FlexFix (com capacidade para transportar até quatro bicicletas), que desliza para dentro do para-choques traseiro caso não esteja a ser utilizado.

A NÃO PERDER: Opel Design Studio: o primeiro departamento de design da Europa

Equipamento e segurança

A próxima geração do Opel Zafira estreia novos faróis AFL (Iluminação Dianteira Adaptativa) compostos integralmente por luzes LED. Tal como no novo Astra, o sistema ajusta automática e permanentemente os padrões de focagem dos feixes de luz a cada situação de condução para que o condutor obtenha sempre as melhores condições de iluminação e visibilidade, sem encandear os restantes utilizadores da via.

Opel Zafira (2)

O modelo alemão está equipado com a câmara dianteira Opel Eye de nova geração e com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Outro dos sistemas que contribui para uma maior segurança é o programador de velocidade adaptativo e a suspensão FlexRide com controlo eletrónico.

Motorizações

O leque de motorizações não foi especificado, mas a marca garante uma vasta oferta de opções a gasolina, a gasóleo, a GPL e a gás natural comprimido. As mais importantes para o mercado nacional serão certamente as versões de 110 a 160 cv do competente motor 1.6 CDTi.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter