Clássicos Opel Design Studio: o primeiro departamento de design da Europa

Opel Design Studio: o primeiro departamento de design da Europa

Há 52 anos atrás, foi fundado na Alemanha um departamento que viria a transformar a indústria automóvel: Opel Design Studio.

Em meados do século XX, as casas de design italianas (carrozzeria) dominavam a indústria a seu belo prazer – não é por acaso que a região de Turim, no norte de Itália, era considerada a Meca do design automóvel. Pietro Frua, Guiseppe Bertone e Pininfarina eram alguns dos nomes mais importantes da época, montando as suas empresas de construção automóvel entre os Alpes e a cordilheira dos Apeninos. Juntos, foram responsáveis pelo design de muitos dos modelos que marcaram a indústria das quatro rodas.

A grande maioria dos construtores automóveis europeus incumbiam a especialistas externos a tarefa de desenvolverem os novos protótipos. O primeiro departamento de design de uma marca europeia digno desse nome apenas surgiu em 1964, denominado por Opel Design Studio.

50 Anos Opel Design

RELACIONADO: Opel GT concept apaixona Genebra

A ideia para a criação de um estúdio de design próprio da marca partiu da General Motors, empresa mãe da Opel nos EUA. Em 1927, tinha sido criado o Art & Color Section, chefiado por Harley Earl, que mais tarde recebeu a designação de GM Styling. Em 1938, a GM apresentou o Buick Y-Job, o primeiro concept car da história (na imagem em baixo). O objectivo era desenvolver um novo descapotável de grandes dimensões para apresentação ao público.

Mais tarde, Clare M. MacKichan, chefe de Design da Chevrolet, visitou Rüsselsheim, na Alemanha, com a intenção de formar uma equipa cuja missão seria criar a linguagem de design para os próximos veículos da Opel. Assim, as instalações da GM Styling transitaram para o complexo de Rüsselsheim, numa escala mais pequena, e em 1964 foi inaugurado o Opel Design Studio.

1938 Buick Y-Job Concept Car

VEJAM TAMBÉM: Já conduzimos o novo Opel Astra Sports Tourer

Mas a tarefa em Rüsselsheim era mais complexa do que se pensava: além do necessário desenvolvimento da nova linguagem de design dos modelos da Opel, os responsáveis tinham o desafio de antecipar e desenvolver as linhas dos automóveis do futuro. Como já puderam perceber, o design era encarado pela marca como um ponto estratégico para o sucesso a longo prazo, e era precisamente aquilo que marcava a diferença.

Assim, o Opel Design Studio tornou-se no único departamento de design na Europa e transformou-se rapidamente numa escola europeia de design automóvel. Passadas mais de 5 décadas, os fundadores do departamento de design continuam a visitar as instalações. De entre os modelos emblemáticos criados pelo Opel Design Studio nestes 52 anos de actividade destaca-se o icónico Opel GT. O modelo alemão foi o sucessor natural do Opel Experimental GT, explicado no vídeo em baixo pelo próprio criador, Erhard Schnell:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter