Clássicos Antes do relâmpago como era o logótipo da Opel

Logótipos

Antes do relâmpago como era o logótipo da Opel

Fundada em 1862, a Opel começou por produzir máquinas de costura, bicicletas e só depois se dedicou aos automóveis. O logótipo da Opel acompanhou todas estas metamorfoses.

Opel Torpedo Double Phaeton 1911
© Opel

À semelhança de outras marcas, o logótipo da Opel foi evoluindo ao longo dos tempos, devido às mudanças estruturais que a marca alemã sofreu ao longo dos anos.

Primeiro logótipo da Opel (1862 – 1910). O logo tinha a letra castanha "A", inscrita dentro da letra "O" a vermelho.
© Opel Primeiro logótipo da Opel (1862 – 1910). O logo tinha a letra castanha “A”, inscrita dentro da letra “O” a vermelho.

Recordamos que a Opel não nasceu como fabricante de automóveis. A empresa foi fundada por Adam Opel em 1862, e nasceu como uma fabricante de máquinas de costura e de bicicletas, sendo que o seu logótipo apenas continha as iniciais do seu fundador.

Opel e os automóveis

Mais tarde, em 1899, a Opel Patentmotorwagen estreou-se na indústria automóvel com o lançamento dos seus primeiros modelos, em parceria com Friedrich Lutzmann.

Neste período, a marca alemã adotou variados emblemas (conforme os produtos), mas só em 1910 definiu o símbolo oval em tons azuis com a inscrição “Opel” no centro — o “Opel Eye” —, que acabou por permanecer imutável durante cerca de 25 anos.

Em 1935, com a construção de uma segunda fábrica em Brandenburg, Alemanha, a marca alemã lançou uma gama de pequenas carrinhas com o nome “Blitz”, o que em alemão significa “relâmpago”.

Em alusão ao relâmpago da Blitz, o emblema da marca transformou-se novamente e passou a integrar um relâmpago no centro de um círculo, combinando a estabilidade e plenitude inerentes ao círculo com a imprevisibilidade do relâmpago.

É a partir desta altura que os logótipos da Opel se começam a parecer com o que conhecemos atualmente da marca. Apesar de terem sofrido inúmeras actualizações ao longo dos anos (o relâmpago assumiu a forma de um “Z”), até chegarmos ao emblema tridimensional (lançado em 2008), que se manteve fiel à essência e traços originais.

Em 2017, o logótipo «rejeitou» as dimensões tridimensionais, voltando para uma imagem mais minimalista. Em 2023, a Opel apresentou um novo emblema, com um design mais geométrico e com a insignia “Opel” escrita com um novo tipo de letra “Opel Next”.

É caso para dizer, que desde 1962 até meados do século XX, a única coisa a que a Opel foi fiel foi ao nome — o que não é um dado adquirido para todas as marcas automóveis.

Ver também: Winged B. Esta é a história do logótipo da Bentley

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo todo o terreno da Opel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Frontera poderá regressar mas não da forma que imaginam