Logótipo

A História dos Logótipos: Volvo

De onde surgiu a inspiração para o logótipo da Volvo? Vamos dar-te umas pistas. Envolve metalurgia, ferro, estabilidade e segurança... Consegues adivinhar?

O primeiro logótipo oficial da Volvo foi registado em 1927, pouco antes do lançamento do primeiro modelo da marca sueca, o Volvo ÖV 4 (em baixo). Além do circulo azul com o nome da marca no centro, o ÖV 4 continha uma faixa diagonal de metal que atravessava a grelha dianteira.

Três anos mais tarde, a Volvo acabou por colocar este símbolo em forma de seta apontada para “nordeste” no próprio emblema.

O símbolo acabou por ser algo polémico – chegou a ser contestado pelos movimentos feministas europeus – mas ao contrário do que possa parecer, esta imagem nada tem a ver com o símbolo sexual masculino.

Então, de onde vem o símbolo da marca?

Como é sabido, um dos melhores aços do mundo vem da Suécia. Para aproveitar esse reconhecimento centenário a Volvo decidiu utilizar o símbolo químico do ferro (um circulo como uma seta), em analogia à qualidade do aço empregue nos seus modelos. A ideia da marca sueca era transmitir uma imagem forte, estável e durável dos seus automóveis, e associar a sua imagem de marca a um símbolo já reconhecido facilitou imenso a transmissão dessa mensagem.

volvo

VEJAM TAMBÉM: Volvo XC40 e S40: as primeiras imagens do concept que antecipa a série 40

Outra teoria subjacente (complementar à anterior) é o facto do círculo com uma seta na diagonal ser também o símbolo do planeta Marte, o que poderia transmitir uma visão ambiciosa da Volvo acerca do futuro.

Ao longo dos anos, o logótipo foi sendo modernizado – efeito cromado, a três dimensões, etc… – sem nunca perder a sua identidade nem os elementos principais. De resto, tal como o símbolo, os modelos da marca continuam a primar pela imagem de segurança e durabilidade.

Queres saber mais sobre os logótipos de outras marcas?

Clica nos nomes das seguintes marcas: BMW, Rolls-Royce, Alfa Romeo, Peugeot, Toyota, Mercedes-Benz. Encontra aqui na Razão Automóvel uma «história dos logótipos» todas as semanas.

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos