Clássicos LeTourneau TC-497. Este é o maior veículo todo o terreno do mundo

183 m de comprimento

LeTourneau TC-497. Este é o maior veículo todo o terreno do mundo

A pedido do Exército dos EUA foi construído o LeTourneau TC-497, um veículo todo o terreno de carga gigante, ainda hoje o mais longo do mundo.

LeTourneau TC-497

A LeTourneau é uma empresa que se dedica à construção de veículos de trabalho. Na década de 50, a pedido do Exército norte-americano encomendou-lhes três unidades de um veículo (gigante) de carga — assim nascia o LeTourneau TC-497 Overland Train II.

Das três unidades do LeTourneau TC-497 Overland Train II, só uma teria um total de 183 m de comprimento — repito… cento e oitenta e três metros de comprimento —, que se tornaria no maior todo o terreno do mundo. Uma espécie de comboio terrestre, capaz de circular em todo o tipo de terrenos.

Simplesmente, o maior de sempre! Sempre são 183 m de comprimento. Com tamanhas proporções, foi com facilidade que reclamou para si o recorde de maior veículo todo o terreno (ou será comboio?) de sempre.

VÊ TAMBÉM: Monster Trucks desconhecem as leis da física

Foi concebido para transportar equipamento e mantimentos às forças militares norte-americanas no pico da Guerra Fria, quando o receio de ataques por parte da União Soviética era extremamente elevado. O LeTourneau TC-497 seria a alternativa ao comboio, caso a infraestrutura ferroviária falhasse ou não existisse numa determinada área.

VÊ TAMBÉM: Lun-class Ekranoplan: o monstro do Mar Cáspio

O LeTourneau TC-497 apresentava uma capacidade de carga era de 150 toneladas, com a potência necessária para a mover a ser gerada por quatro turbinas a gás com um total de mais de 5000 cv. A velocidade máxima era de 32 km/h, e tinha uma autonomia de 563 km a 644 km a uma velocidade média de 8 km/h.

O LeTourneu TC-497 Overland Train II foi entregue ao US Army em 1962, mas teve uma vida curta. A chegada dos helicópteros capazes de transportar cargas pesadas na década de 60 ditou o fim destes monstros.

Do imenso veículo, composto por uma unidade de controlo, 10 unidades de carga e duas unidades motrizes, hoje em dia apenas sobra a unidade de controlo — que integrava também instalações para seis tripulantes (dormida, comida e instalações sanitárias).

Está em exposição no Yuma Proving Ground Heritage Center no estado do Arizona, nos EUA. O resto deste imenso veículo foi vendido como… sucata.

LeTourneau TC-497

Atualização a 29 de janeiro de 2020 — Vídeo original não corria, tendo sido substituído. Foram adicionadas mais informações sobre o LeTourneau TC-497, assim como novas imagens