Espaço Hyundai

A Hyundai na liderança do Fuel Cell

Sabias que a Hyundai foi a primeira marca a comercializar um modelo de produção em massa alimentado a hidrogénio?

Para muitos, os automóveis com tecnologia Fuel Cell (ou em português célula de combustível) são o futuro da indústria automóvel.

Ao contrário dos automóveis elétricos a bateria, que necessitam de várias horas para recarregar, os automóveis com tecnologia Fuel Cell não necessitam de tempos de carregamento prolongados. Apenas precisam de ser reabastecidos como um automóvel convencional. Só que invés de se alimentarem de gasolina, alimentam-se de hidrogénio – um dos elementos mais abundantes na natureza.

Como funciona?

Esta tecnologia recorre a células de hidrogénio que através de uma reacção química produzem energia para o motor elétrico, tudo isto, sem necessidade de pesadas baterias. O resultado desta reação química é, como dissemos, energia e… vapor de água. Isso mesmo, apenas vapor água. Zero emissões poluentes.

É assim que o sistema Fuel Cell funciona. Resultado final? Vapor de água.

E sempre que o hidrogénio acaba, é possível reabastecer o depósito de alta pressão com mais hidrogénio, tal como nos veículos convencionais a gasolina ou gasóleo. Simples.

Um futuro mais sustentável

A Hyundai tem sido uma das marcas que mais tem apostado na tecnologia Fuel Cell nos últimos 15 anos. A face mais visível desta aposta foi, até agora, o lançamento do Hyundai ix35, o primeiro modelo de produção em massa com tecnologia Fuel Cell, e a apresentação do Hyundai Concept FE Fuel Cell – um concept que nos mostra qual é a visão de futuro da Hyundai para os veículos elétricos Fuel Cell.

Dentro de poucos meses, chega ao mercado um novo Hyundai com esta tecnologia. Falamos do Hyundai Tucson Fuel Cell, que tem lançamento previsto para Janeiro de 2018, coincidindo assim com os Jogos Olímpicos de Inverno, que terão lugar na Coreia do Sul. Uma oportunidade que a marca quer aproveitar para promover a tecnologia de célula de combustível a hidrogénio e reforçar o seu comprometimento com a sustentabilidade do meio ambiente.

Para já, a tecnologia Fuel Cell ainda apresenta limitações ao nível das infraestruturas de abastecimento. Um problema que sendo ultrapassado poderá colocar esta tecnologia no topo das preferências dos consumidores.

O presente e o futuro da marca.

Seis Factos sobre a tecnologia Hyundai Fuel Cell

  • Número 1. A Hyundai foi a primeira marca automóvel a iniciar com sucesso a produção em série da tecnologia Fuel Cell;
  • Autonomia. A 4ª geração do Fuel Cell Hyundai tem uma autonomia máxima de 594 km. Cada reabastecimento demora apenas 3 minutos;
  • Um litro. Apenas um litro de hidrogénio é tudo o que o ix35 necessita para percorrer 27.8km;
  • 100% amigo do ambiente. O ix35 Fuel Cell produz ZERO emissões nocivas para a atmosfera. O seu escape apenas emite água;
  • Silêncio absoluto. Dado que o ix35 Fuel Cell tem um motor eléctrico em vez de um motor de combustão interna, produz significativamente menos ruído do que um automóvel convencional;
  • Líder na Europa. A Hyundai esta presente em 14 países europeus com os seus automóveis movidos a hidrogénio, liderando este tecnologia no nosso mercado.
Este conteúdo é patrocinado porHyundai
Sabes responder a esta?
Além de veículos, a Hyundai também produz
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Tudo o que a Hyundai fabrica e tu não sabes