333km/h em 5 segundos… numa bicicleta foguete!

333km/h em 5 segundos… numa bicicleta foguete!

Equipou uma bicicleta convencional com um foguete e rumou em direção ao circuito Paul Ricard para bater o seu próprio recorde.

Ver vídeo

François Gissy é um francês passado dos carretos, literalmente. Engenheiro de formação, Gissy dedica-se a bater recordes de velocidade em bicicleta nos tempos livres. Na semana passada bateu o seu próprio recorde ao atingir 333km/h de velocidade máxima em apenas 5 segundos, aos comandos de uma bicicleta foguete  – o anterior recorde era de 285km/h.

RELACIONADO: Bloodhound SSC: o que é preciso para ultrapassar os 1609 km/h?

A velocidade atingida poderia até nem impressionar, não fosse o aspeto da bicicleta. François Gissy parece que faz questão que a bicicleta se mantenha semelhante a uma… bicicleta. Os pedais continuam lá (para quê, não se sabe…) e as alterações estruturais apenas contemplam uma maior distância entre eixos para incrementar a estabilidade, um ângulo de abertura da coluna de direção com o mesmo propósito, e claro, algures no meio do quadro “pendurou” um foguete que funciona como peróxido de hidrogénio líquido (H2O2). Estudos aerodinâmicos? Túneis de vento? Para quê?!

Pelo meio, e para fins promocionais ainda teve tempo para humilhar um Ferrari F430 Scuderia, que com um motor V8 de 510cv nada pode contra uma… bicicleta foguete!

bicicleta foguete velocidade máxima