Notícias Conheçam a lista de 24 automóveis vulneráveis a ataques informáticos

Tecnologia

Conheçam a lista de 24 automóveis vulneráveis a ataques informáticos

Vejam a lista de automóveis susceptíveis de sofrer ataques informáticos. Um problema de hoje, com tendência para agravar no futuro segundo relatórios.

Com a informatização dos automóveis, a susceptibilidade de sofrerem ataques informático é hoje uma realidade. Um tema que inclusivamente já foi alvo de uma crónica aqui na Razão Automóvel – não fizemos por menos, atropelámos o Presidente dos Estados Unidos da América.

Um ano depois de termos debatido esse tema aqui, decorre esta semana em Las Vegas (EUA) um conferência dedicada à segurança informática, promovida pela Black Hat – organização que se dedica a questões de segurança – nesta edição, com especial ênfase no automóvel.

Dois dos oradores, Charlie Miller e Chris Valasek apresentaram um documento de 90 páginas onde analisaram as falhas de segurança de 24 modelos de automóveis. Charlie Miller e Chris Valasek são uma dupla de piratas informáticos que no ano passado provaram que era possível aceder aos sistemas de direção e travões de modelos como o Toyota Prius ou BMW Série 3, por rotinas informáticas externas ao sistema.

PODE INTERESSAR: A emancipação do automóvel está a deixar-nos para trás

Tal como demonstraram, essa intrusão já é uma realidade. Segundo estes especialistas, é possível a um “pirata informático” controlar os comandos de alguns modelos recorrendo apenas a um computador com ligação à internet. O documento apresentado na conferência é um alerta para os consumidores, mas acima de tudo para as marcas, responsáveis pela arquitectura destes sistemas.

Vejam a lista de automóveis susceptíveis hacking. Uma lista que tem tudo para continuar a crescer à medida que se vão disseminando os sistemas informáticos nos automóveis:

hacking automovel

Fonte: Wired