Mikko Hirvonen lidera o Rally de Portugal

Mikko Hirvonen lidera o Rally de Portugal

Mikko Hirvonen, piloto da Ford, atacou o Rally de Portugal «com tudo» e o resultado foi um assalto bem sucedido à liderança.

Mikko Hirvonen não esteve pelo ajustes na última especial deste segundo dia do Rally de Portugal. O piloto da Ford/M-Sport, fruto de uma sétima etapa sem erros, lidera agora a prova portuguesa do Mundial de Rallys.

No encalço de Mikko Hirvonen, um nome pouco comum que parece ter encontrado nas paisagens do Algarve a inspiração para fazer «voar» o Ford Fiesta RS WRC. Falamos de Ott Tanak, piloto estónio que está em 2º lugar da geral, a apenas 3,7s do primeiro lugar.

Em 3º lugar surge o campeão do Mundo, Sebastien Ogier, piloto da equipa Volkswagen. O piloto francês poderá ter perdido a liderança do rally, prejudicado pelo facto de ser o primeiro na estrada, embora haja quem avance a hipótese de Ogier ter deliberadamente «levantado o pé» para partir em melhor posição nas etapas de amanhã. Ou seja, tudo em aberto na luta pela vitória final.

Uma luta que agora se faz com três pilotos, após desistência Jari-Matti Latvala na especial de Silves, na sequência de um despiste.

A Hyundai também bastante positivo, com três vitórias nas classificativas e com o espanhol Dani Sordo a ocupar o 5º lugar da geral, atrás de Mads Ostberg, a bordo de um Citroen.

O dia de amanhã também será composto por um total de seis especiais, com duas passagens pelos espetaculares troços de Santa Clara, Malhão e Santana da Serra.

Segue a classificação geral, no final deste segundo dia:
1. Mikko Hirvonen (M-Sport), 1h25m05.6
2. Ott Tanak (M-Sport), +3.7s
3. Sebastien Ogier (Volkswagen), +6,5s
4. Mads Ostberg (Citroen), +25.6s
5. Dani Sordo (Hyundai), +25.7s
6. Thierry Neuville (Hyundai), +42.0s
7. Henning Solberg (Ford Fiesta), +1m42.3s
8. Juho Hanninen (Hyundai), +1m58.2s
9. Andreas Mikkelsen (Volkswagen), +2m16.2s
10. Martin Prokop (Jipocar), +2m59.2s