Dakar 2014: Nani Roma é o grande vencedor

Dakar 2014: Nani Roma é o grande vencedor

O piloto espanhol Nani Roma é o grande vencedor da edição 2014 do Dakar.

Após alguma incerteza face ao que se passou nos últimos dois dias do Dakar 2014, Nani Roma sagrou-se vencedor da mítica prova africana, agora realizada em terras sul-americanas.

Depois da vitória em 2004 nas motos, aos comandos de uma KTM, o piloto espanhol chega finalmente à vitória nas quatro-rodas, após uma liderança constante mas disputada durante quase todo o rali. Nani Roma tornou-se assim no terceiro motard a triunfar no Dakar também nas quatro rodas, feito conseguido apenas por Hubert Auriol e Stéphane Peterhansel.

Ainda que a vitória de Nani Roma seja merecida, não o foi sem alguma polémica. Tudo começou quando o diretor da equipa MINI X-Raid, Sven Quandt, revelou que tinha dado ordens ao seus pilotos para que as posições fossem mantidas, isto para assegurar que os três lugares do pódio iam para a marca inglesa e que nenhum dos pilotos se envolviam em disputas mais acesas que colocassem em risco a chegada ao final da prova dos três carros, palavras dirigidas especialmente para Nani Roma e Stéphane Peterhansel.

Quando o piloto francês passou ontem para a frente da corrida pensou-se que Stéphane Peterhansel não quisesse seguir as instruções da equipa, mas no final aquilo que Sven Quandt tinha preconizado concretizou-se, combinado ou não. Algo que não caiu bem junto da direção da prova. Polémicas à parte, depois de vários anos a servir de “mochileiro” para Peterhansel, chegou agora a sua vez de pisar o lugar mais alto do pódio, na mais dura e mediática prova todo-o-terreno do mundo. Parabéns Nani Roma!

NANI ROMA 2014