Notícias W Motors Lykan Hypersport: a primavera árabe nos superdesportivos

W Motors Lykan Hypersport: a primavera árabe nos superdesportivos

O mundo árabe tem vivido diversas mudanças. Se por um lado já se renderam ao capitalismo, por outro algumas tradições ainda continuam iguais. Seja como for, uma coisa é certa: o mundo árabe começa a ganhar o gosto pelas máquinas exóticas.

Depois de vos desvendarmos, a apresentação do DEVEL Sixteen, um supercarro de origem árabe que tem tanto de realista na sua performance quanto as verdades de Pinóquio, desta vez trazemos-vos uma proposta que devemos encarar de forma mais séria e que, pelo menos, se guia por engenharia mais real.

O Razão Automóvel, tem o prazer de vos apresentar, vindo diretamente de um mundo onde litro da gasolina é mais barato que uma garrafa de água, o Lykan Hypersport, produzido pela W Motors.

lykan-hypersport-details-revealed-in-brochure-photo-gallery_25

Mas vamos a detalhes deste projeto árabe. Começar por dizer que o preço previsto sem impostos, começa nuns alucinantes 1.175,614€ e mais uns trocados. Se ainda não têm o vosso poço de petróleo, aconselhamos-vos a arranjar um, até porque a produção está limitada a apenas 25 unidades. Passando ao design desta máquina de formas complexas que parece juntar um corpo de um Lamborghini Aventador, com a novas arestas angulares do design da Lexus, não sendo um primor em beleza ou apêndices aerodinâmicos, o W Motors Lykan Hypersport, pauta-se por usar o mesmo dramatismo de linhas que os seus rivais.

lykan-hypersport-details-revealed-in-brochure-photo-gallery_23

Uma coisa é garantida: este W Motors Lykan Hypersport, não é um superdesportivo banal. Existem toques de refinamento que nos elevam para outro patamar na indústria automóvel, como é o caso das incrustações de diamante na iluminação LED. E é aqui que vos queremos explicar algo para terem uma noção rápida sobre a potência da luz, os diamantes efetivamente não brilham, o efeito de brilho que aparentam produzir deve-se à refração da luz por entre o cristal, ora se isto já acontece ao natural, imaginem quando sujeitos a uma iluminação de Xénon o mais próxima possível, já estão a ver o efeito, certo?

lykan-hypersport-details-revealed-in-brochure-photo-gallery_21

Outro pormenor verdadeiramente surpreendente será entrar no W Motors Lykan Hypersport e depararmos-nos com as costuras dos bancos e tablier todas feitas a linha de ouro, algo incrível por qualquer standard. Mas não é tudo! O que dizer de um quadrante digital, com projeção da informação de modo holográfico e que promete envergonhar qualquer sistema de heads up display? Sublime… e caro!

Mas passemos à parte mecânica, que é na verdade aquela que nos suscita sempre grandes dúvidas, quanto ao potencial realista destas propostas vindas do mundo árabe.

O motor, aparentemente não será um desconhecido, até vamos mais longe e atrevemo-nos a dizer que vem de Estugarda, nomeadamente de uma tal Porsche, com a mestria da RUF à mistura.

lykan-hypersport-23

E dito isto passemos à descrição técnica. O W Motors Lykan Hypersport, conta com um bloco Boxer de 6 cilindros e 3.8 litros biturbo, com intercoolers duplos. Na potência, o W Motors Lykan Hypersport, brinda-nos com 750 cavalos às 7100rpm e 960Nm às 4000rpm. Contudo, aguentem-se, porque o W Motors Lykan Hypersport, segundo, a W Motors, terá mais de 1000 cavalos.

Continuando a falar de coisas sérias, a performance, chega-nos através de números mais realistas, o W Motors Lykan Hypersport, é capaz de fazer dos 0 aos 100km/h 2,8s e dos 0 aos 200km/h 9,8s, bons valores se tivermos também em conta uma velocidade máxima anunciada de 385km/h. Em caso de dúvidas revejam o Lykan em pista.

lykan-hypersport-details-revealed-in-brochure-photo-gallery_10

A transmissão, acaba por desmitificar completamente quaisquer dúvidas sobre a proveniência deste motor, pois a transmissão da potência está a cargo da caixa de 6 velocidades sequencial, ou em opção da caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem, mais conhecida por PDK. Para que não se perca alguma motricidade, o eixo traseiro conta com os préstimos de um LSD.

A suspensão do W Motors Lykan Hypersport, para o eixo da frente conta com estrutura McPherson e no eixo traseiro com o esquema Multi-link, ambos compostos por coilvovers e barras estabilizadoras.

Lykan HyperSport 2013_White Edition OpenDoor

As jantes do W Motors Lykan Hypersport são de 19 polegadas no eixo da frente e 20 polegadas no eixo traseiro, fazendo-se acompanhar de pneus Pirelli de medidas 255/35ZR19 para a frente e na traseira com pneus 335/30ZR20.

Ao contrário do outro superdesportivo, o DEVEL Sixteen, o sistema de travagem no W Motors Lykan Hypersport, não parece ter sido concebido por crianças, pois é composto por discos carbo-cerâmicos ventilados e perfurados, mordidos por maxilas de 6 pistões, não sendo um recorde, ainda falamos de discos com 380mm na frente e 340mm na traseira. Para o menos experienciados ainda temos as ajudas eletrónicas do ABS, ASR, ABD e o controlo de tração.

w-motors-lykan-hypersport_100417282_l

Quanto a consumos, os blocos boxer, não sendo brilhantes, também não desiludem totalmente, e a média ponderada anunciada é de 13,5l por cada 100km, mas a emissões de CO2, cifram-se nuns nada amigos 311g/km.

Curioso é que apesar de parecer um carro de maiores dimensões, o W Motors Lykan Hypersport, apenas mede 4,48m, mas tem um largura de 1,94m e uma altura que será uma tortura para os condutores mais altos pois o Lykan Hypersport fica-se pelos 1,17m. O peso, esse sim é uma surpresa: o conjunto acusa apenas 1380kg na balança.

Em termos de equipamento desenganem-se aqueles que pensam que o W Motors Lykan Hypersport, é uma máquina espartana. O equipamento de série é bastante vasto e conta com exclusividades como reconhecimento visual do proprietário, entre itens que nos lembram propostas de luxo, como portas com abertura remota, sistema de som premium, ar condicionado automático e sistema multimédia integrado com navegação.

Lykan-Hypersports-Brochure-172

O W Motors Lykan Hypersport tem tudo para ser uma proposta séria, ao contrário de outras que já vos demos a conhecer, mas será isso suficiente? Resta-nos apenas citar o que o CEO da W Motors acha sobre o Lykan Hypersport e Supersport e passo a citar: “Uma máquina moderna com um toque da humanidade”.